Primeira Liga aguarda CBF para definir agenda de 2017
A Primeira Liga espera logo uma definição da CBF, quanto à reorganização do calendário nacional de 2017, para detalhar a disputa da segunda edição do torneio que reunirá clubes do Sul e Sudeste do País. Existe uma expectativa de redução de datas para os regionais no ano que vem – no caso, Copa do Nordeste e Copa Verde, ambos atrelados à CBF.
Se isso for confirmado, o torneio da Primeira Liga, não reconhecido oficialmente pela confederação, também poderia ser afetado. A CBF pretende encurtar o período de disputa da Copa do Brasil, que seria realizada toda no primeiro semestre de 2017. No entanto, não diminuiria o número de datas dessa competição.
A mudança na Copa do Brasil, motivada pela ampliação da Libertadores, deixaria em risco o modelo atual dos regionais. A CBF não admitia, até dias atrás, envolver os estaduais nessa polêmica.
Para os dirigentes de grandes clubes, como Flamengo, Fluminense, Grêmio, Atlético-MG, Inter e Cruzeiro, o torneio da Primeira Liga não está sob ameaça, pois se aproveitaria do que vai valer para as Copas Verde e do Nordeste.
Em 2017, a Primeira Liga vai promover torneio com 15 participantes – além dos seis citados acima, estarão na disputa Coritiba, Atlético-PR, Paraná, América-MG, Figueirense, Avaí, Criciúma, Chapecoense e Joinville.