Projeto Inédito que une tecnologia, esporte e acessibilidade é atração na Rio Innovarion Week
eMuseu terá estande próprio com simuladores esportivos e presença do surfista Davizinho Radical, campeão mundial de Adapt Surf, que compartilhará com os visitantes as suas conquistas
Os visitantes da 3ª Rio Innovation Week poderão surfar em pleno Píer Mauá. Como? Através da tecnologia a serviço do esporte e da acessibilidade, os visitantes poderão surfar no simulador 3D do eMuseu. Essa é apenas uma entre as várias atrações do estande do eMuseu do Esporte na exposição que, entre 3 e 6 de outubro, transforma o Píer Mauá (Av. Rodrigues Alves,10), na Zona Portuário do Rio, num espaço que reunirá novas tecnologias, empreendedorismo e oportunidades.
Além de simuladores de diversas atividades esportivas e vasto acervo, o estande do eMuseu encontra-se no Pavilhão 3 da mostra.
Empresários, instituições ou quem mais tiver boas histórias para contar e preservar, também poderão conhecer as possibilidades da montagem de um museu, virtual ou físico, completamente personalizável.
Para quem ainda não conhece, o eMuseu, tem como objetivo preservar e divulgar a memória do esporte brasileiro, em um formato inédito e tecnológico, e melhor, totalmente acessível! É possível também visitar as galerias e exposições com acervos particulares e públicos pelo portal do eMuseu do Esporte (www.emuseudoesporte.com.br).
O projeto possui ainda uma carreta, que viaja por municípios brasileiros e é totalmente acessível, tecnológica, equipada com simuladores, como os que estarão disponíveis no Píer Mauá.
O eMuseu é case de sucesso reconhecido em vários países e está ampliando a área de atuação, anunciando na 3ª Rio Innovation Week seu primeiro produto na área cultural, o Museu do Elevador.
Para esclarecer quem tem interesse em saber mais sobre as atividades do eMuseu, no esporte e na cultura, já está no ar o portal www.emuseu.com.br que explica como a tecnologia pode ser usada para trazer ao presente e garantir que tenham futuro, histórias que compõem o passado de empresas, instituições, indivíduos, entidades esportivas e culturais e quem mais tiver um acervo interessante para compartilhar.
"Participar desse evento é uma grande oportunidade para apresentar para todos como o eMuseu pode apoiar a criação de museus e exposições virtuais e físicas. Na feira será lançado o eMuseu da Cultura, que amplia nossa área de atuação para além do esporte pois, agora, estamos nos lançando em várias temáticas diferentes, como o Museu do Elevador", explica Bianca Gama, idealizadora e gestora do eMuseu.
No estande do eMuseu na Rio Innovation Week, os visitantes poderão experimentar também simulações da prática da esgrima, interagir com hologramas de atletas brasileiros, ganhar brindes e conhecer o surfista Davizinho, que promete distribuir autógrafos, além da sua simpatia, que é marca registrada do campeão mundial do surfe adaptado, nos dias 3 e 6, das 10h às 12h.
Hoje, a equipe do eMuseu é responsável pelo desenvolvimento tecnológico de museus, galerias e exposições virtuais e físicas além do desenvolvimento de soluções a partir de um hub de inovação, com digitalização de acervos, curadoria de exposições, enquadramento de projetos em leis de incentivo e captação de recursos.
eMuseu - A ideia de criação do eMuseu surgiu durante os Jogos Olímpicos Rio 2016, com Lamartine DaCosta e Bianca Gama, ambos doutores da Universidade do Estado do Rio de Janeiro - UERJ, utilizando a tecnologia para unir pessoas e histórias, construindo um legado para gerações futuras. O eMuseu conta com o apoio da A Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj) para a realização do projeto.
O projeto está alinhado com 12 dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, contemplando dentre outros: saúde e bem-estar, por meio da exposição de histórias inspiradoras para todas as idades; educação inclusiva, com o acesso democrático ao conteúdo e acessibilidade para pessoas com deficiências; inovação e infraestrutura, como primeira plataforma de preservação do patrimônio esportivo nacional; consumo e produção responsáveis, pelo ambiente virtual com tecnologia adequada e sustentável, geração de energia sustentável a partir de simuladores e cartilhas educativas que ensinam como construir equipamentos a partir de materiais recicláveis e muito mais.