Rafael Matos e Orlando Luz vão às semis de Bastad
Rafael Matos e Orlando luz se classificaram, nesta quinta-feira (18), às semifinais do Aberto de Bastad, na Suécia. A dupla do Brasil derrotou a parceria polonesa Piotr Matuszewski e Pavel Kotov por 2 sets a 0 (6/3 e 7/6 [4]) em 1h21. O torneio vale 250 pontos no circuito mundial e tem a premiação de 579 mil euros.
Cabeças de chave número três do evento, Rafael e Orlando estrearam no Aberto de Bastad na segunda-feira (15). Assim, eles venceram sul-coreano Nam Ji-sung e o finlandês Patrik Niklas-Salminen também por 2 a 0 (6/3 e 6/4). Com o triunfo desta quinta-feira, os brasileiros terão pela frente dois adversários complicadíssimos: Rafael Nadal e Casper Ruud. O duelo acontece neste sábado (2), com o horário ainda por definir.
Na partida de hoje, Rafael Matos e Orlando luz saíram atrás no placar com uma quebra logo no primeiro game. No entanto, a dupla brasileira reagiu bem e devolveu com duas quebras seguidas para abrir 4 a 1 e encaminhar a vitória na primeira parcial. No segundo set a história foi parecida: os poloneses venceram o serviço de Matos e Luz para abrir 5 a 3, mas tomaram a quebra no game seguinte. As duas duplas, então, confirmaram seus saques e levaram a parcial para o tie-break. Por lá, os brasileiros dominaram do começo ao fim e venceram por 7 a 4.
Destaques da vitória
O principal fator decisivo para a vitória de Rafael Matos e Orlando luz foi a conversão de pontos no primeiro serviço da dupla. Os brasileiros tiveram 83% de aproveitamento nesses pontos (39/47), sendo, inclusive, a única estatística que ficaram à frente dos poloneses. Isso mostra que Matos e Luz fizeram um jogo inteligente com o foco de vencer os pontos mais importantes da partida.
Eles anotaram uma quebra de saque em ambos os sets e tiveram o excelente aproveitamento de 80% nos pontos ganhos em situações de serviço. Na próxima fase, os brasileiros irão encarar o vencedor do duelo entre Bart Stevens/David Pel, dos Países Baixos, e a dupla formada por Pavel Kotov, da Rússia, e Piotr Matuszewski, da Polônia.