Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Regata de volta ao mundo The Ocean Race divulga datas e escalas de 2023

Corrida passará por nove cidades em seis meses, a partir de 15 de janeiro de 2023

20 dez 2021 - 15h19
Compartilhar
Exibir comentários

A regata de volta ao mundo The Ocean Race anunciou nesta segunda-feira suas datas e escalas para a próxima edição. Os barcos visitarão nove cidades internacionais icônicas em seis meses. A primeira etapa terá como ponto de partida Alicante, na Espanha, no dia 15 de janeiro de 2023. Serão 60.000 km de corrida ao todo.

The Ocean Race passará por nove cidades em 2023 (Foto: Divulgação)
The Ocean Race passará por nove cidades em 2023 (Foto: Divulgação)
Foto: Lance!

- O percurso e a programação atualizados da The Ocean Race 2022-23 proporcionam seis meses intensos de corridas ao redor do mundo e desafiam os melhores velejadores e equipes de uma forma que apenas a The Ocean Race pode fazer - disse Phil Lawrence, diretor de regatas do evento.

- Acrescentamos a perna mais longa da história do evento, levando a frota a três quartos do trajeto ao redor da Antártica, e, pela primeira vez, a corrida vai começar e terminar no Mediterrâneo. Os vencedores desta edição da The Ocean Race precisarão demonstrar habilidade de elite, consistência em todos os tipos de condições de mar e resiliência diante dos contratempos inevitáveis. Isso vai além de qualquer coisa que eles tenham encontrado em qualquer outra viagem - completou Lawrence.

A primeira etapa é uma corrida de 1.900 milhas náuticas de Alicante a Cabo Verde. A chegada está prevista para 22 de janeiro. Será a primeira vez que a regata terá uma parada no arquipélago africano. Historicamente, as frotas passaram pelas ilhas enquanto se dirigiam para o sul no Atlântico. Já em Cabo Verde, a The Ocean Race vai participar da famosa Ocean Week, com enfoque nas questões de sustentabilidade locais e internacionais.

A segunda etapa terá início no dia 25 de janeiro e verá as frotas correrem até a Cidade do Cabo, com chegada no dia 9 de fevereiro. Será a 12ª vez que a corrida irá parar no extremo sul da África, tornando-se a escala mais visitada nesta edição do evento. Esta também será a primeira das três paradas de 'levantamento', onde os barcos serão içados da água para manutenção.

A etapa seguinte, que terá partida em 26 ou 27 de fevereiro, a confirmar, é uma perna recorde, com a maior distância de corrida em 50 anos do evento: uma maratona de 12.750 milhas náuticas de um mês até Itajaí, no Brasil. A chegada está prevista para 1º de abril.

Na melhor tradição da The Ocean Race, esta etapa leva os velejadores dos barcos IMOCA e VO65 a encararem os ventos furiosos do Oceano Antártico. A Antártica está à direita, e a frota precisará passar por todos os três grandes cabos do sul, o Cabo da Boa Esperança, o Cabo Leeuwin e o Cabo Horn, para chegar ao porto, sem parar, pela primeira vez.

Haverá outra parada prolongada em Itajaí antes que a corrida reinicie em direção ao norte, até Newport, em Rhode Island, na costa leste dos Estados Unidos. A partida da cidade catarinense está marcada para o dia 23 de abril e a chegada deve acontecer em 10 de maio.

De lá, a corrida retorna à Europa partindo em 21 de maio, com uma etapa transatlântica chegando em Aarhus, na Dinamarca, no dia 30 de maio. Em seguida, acontecerá uma passagem por Kiel, na Alemanha, em 9 de junho, com destino a Haia, na Holanda, chegando no dia 11. A última etapa será no dia 25 de junho e terá como destino Genova, na Itália, com chegada em 1º de julho.

Haverá regatas costeiras chamadas de "in-port" nos dias que antecedem a largada da perna em Alicante, Cidade do Cabo, Itajaí, Newport, Aarhus, Haia e Genova. Essas corridas menores serão pontuadas separadamente para cada barco, e o resultado serve como critério de desempate na classificação geral.

A última edição da regata de volta do mundo foi vencida pelo barco chinês Dongfeng Race. A brasileira Martine Grael terminou em quarto pelo Akzonobel, da Holanda.

Lance!
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade