Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Regata em Santos abre temporada oceânica em São Paulo com duelo de King e Inaê Transbrasa

A regata de estreia da vela oceânica paulista ocorreu neste sábado (24) com a disputa da primeira etapa da Copa ICS - Volta da Ilha das Cabras. A prova de 15 milhas náuticas reuniu 23 veleiros na baixada santista. Barcos das classes ORC, RGS nas categorias A, B e Mini 6,5 correram a regata, que […]

25 fev 2024 - 23h18
(atualizado às 23h18)
Compartilhar
Exibir comentários
(
(
Foto: Flávio Perez | On Board / Esporte News Mundo

A regata de estreia da vela oceânica paulista ocorreu neste sábado (24) com a disputa da primeira etapa da Copa ICS - Volta da Ilha das Cabras.

A prova de 15 milhas náuticas reuniu 23 veleiros na baixada santista.

Barcos das classes ORC, RGS nas categorias A, B e Mini 6,5 correram a regata, que foi marcada por muito calor nas primeiras horas e ventos de fraca intensidade.

A parte tática fez a diferença para as equipes no percurso entre as cidades de Santos e Guarujá, obrigando os barcos a beirar a costa.

O evento, que teve apoio da ABVO - Associação Brasileira de Veleiros de Oceano, teve como Fita-Azul e vencedor na ORC o S40 King. 

Logo na largada, os dois S40 Inae Soto Transbrasa e King pularam na frente, vendo o Asbar IV atrás. O veleiro de Bayard Neto ficou a frente em boa parte da prova, mas foi superado na parte final pelo time de Marcello Sestini.

"O barco King é um Soto40 é muito competitivo, um veleiro preparado para correr regatas e andar rápido até em ventos fracos", disse Alejandro Alex.

O resultado foi comemorado por Bayard Neto, já que o Inaê Soto 40 passou reformas e ficou sem competir na categoria após um acidente.

"Foi a primeira regata do ano abrindo a temporada no nosso estado. Depois de seis meses parado e com muitos problemas no meio do caminho, a gente conseguiu colocar o barco na água sem pressão. Foi bom para ver o que precisa ser feito e corrigido", explicou Bayard Neto.

(
(
Foto: Flávio Perez | On Board / Esporte News Mundo

O vencedor King fez a regata em 2 horas e 39 minutos, levando no tempo corrigido. Entre os RGSs, o melhor foi o Fantasma (Marcello Polonio) seguido por Cooperação (Thiago Santana) e Peppa XIX (Paulo Ferraz).

"Esse evento representa muito. O ICS representa a vela Santos e levar mais de 20 barcos mostra que estamos no caminho certo", contou Jonas Penteado - vice-comodoro do ICS e comandante do Asbar.

A próxima disputa em São Paulo será no Yacht Club de Ilhabela com a Copa Mitsubishi 2024. As regatas iniciais serão em março nos dias 2,3,9 e 10. Estão convidados os velejadores de oceano das classes ORC, C30, HPE-25, BRA-RGS, Clássicos e Bico de Proa. 

O campeonato é dividido em quatro etapas durante o ano, tradicionalmente em março, junho, setembro e novembro.

Em 2023, o campeão geral da ORC foi o Xamã, de Sergio Klepacz. Na bico de Proa, a primeira colocação foi do Blu 1. Os vencedores do HPE25 foram os tripulantes do Ginga.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade