Script = https://s1.trrsf.com/update-1742912109/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Relembre todos os campeões do Tour de France em Cunha (SP)

Temporada do L'Étape Brasil começa neste domingo (30), em Cunha (SP).

26 mar 2025 - 16h19
Compartilhar
Exibir comentários
largada
largada
Foto: FOTOP / Esporte News Mundo

O L'Étape Brasil by Tour de France presented by Nubank, um dos maiores eventos de ciclismo amador do mundo, está com tudo pronto para a largada da temporada 2025, que acontece neste domingo (30), em Cunha (SP).

A prova, que a cada ano consolida seu legado no calendário nacional, traz novidades em seu percurso. Após cinco edições com 110 km na versão completa, a organização manteve a mesma distância, mas aumentou o desafio com 2.400 metros de altimetria.

Já o percurso reduzido, que antes tinha 59 km e 1.300 m de desnível, agora terá 53 km e 700 m de elevação, tornando-se mais acessível sem perder o espírito desafiador.

O circuito, 100% fechado entre o Trevo do Bairro Rocinha e a Igreja Matriz de Cunha, foi cuidadosamente planejado para testar os atletas. A cidade já vive o clima do evento, e o Village será aberto na sexta-feira (28), reunindo expositores, patrocinadores e fãs do ciclismo.

Cunha se firmou como um dos destinos preferidos do ciclismo nacional, graças às suas paisagens impressionantes e ao apoio da comunidade local. A cidade sediou as três primeiras edições do L'Étape Brasil (2015, 2016 e 2017) antes de a prova se mudar para Campos do Jordão em 2018. Em 2023, Cunha retomou seu lugar no calendário, dividindo a honra de receber o evento com a cidade vizinha.

A história da prova em Cunha é marcada por grandes performances. A estreia, em 2015, teve como campeões Eder Amorim e Tamara Vilela. No ano seguinte, o brasileiro radicado na Itália, Ricardo Pichetta, surpreendeu ao vencer após três anos longe das competições profissionais, enquanto Carla Prada, esposa do medalhista olímpico Bruno Prada, levou o título no feminino.

Em 2017, Pichetta confirmou seu domínio com um bicampeonato, e Marcella Toldi brilhou entre as mulheres. Nas edições mais recentes, Maíra Catenacci e Guilherme Couto venceram em 2023, e Bruno Lemes e Patrícia Mendes Franco ficaram no topo do pódio em 2024.

Marcella Toldi, campeã em 2017, destacou a dificuldade do percurso de Cunha, com suas subidas curtas porém íngremes.

"Cunha é um percurso com subidas mais curtas, mas íngremes, então precisa de força para passar bem por elas. Acho que a dificuldade é não gastar tudo na primeira metade, focar no seu próprio ritmo, treinar para esse tipo de subida, comer e se hidratar muito bem e ser muito honesto com o quanto consegue fazer de ritmo em cada subida. Cunha não perdoa: se quiser tentar passar com um pelotão mais forte, vai acabar pagando caro", disse Marcella Toldi.

Esporte News Mundo
Compartilhar
Curtiu? Fique por dentro das principais notícias através do nosso ZAP
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade