Renato fica ou sai? Dê a sua opinião
Na carreira de técnico, interrompeu um jejum de títulos grandes conquistando a Copa do Brasil e Libertadores
O técnico Renato Portaluppi é sem dúvidas o maior ídolo do Grêmio. Como jogador, mostrou ao mundo o time do coração com títulos como Libertadores e Mundial. Na carreira de técnico, interrompeu um jejum de títulos grandes conquistando a Copa do Brasil e Libertadores.
Polêmico e egocêntrico, Renato teve essa sua passagem pelo clube gaúcho com altos e baixos. Em 2023, dominou seu ego para estar ao lado de um jogador tão gigante como ele, Luis Suarez, e juntos conquistaram um vice campeonato brasileiro, que ficou com gostinho de possibilidade de título. Para atingir esse sucesso, durante essa temporada, reciclou o esquema de jogo diversas vezes, trocando jogadores e funções.
Em 2024, parece que outro Renato esteve à beira do campo. A insistência em um só modelo fracassado de jogo, em jogadores que dentro de campo não correspondiam, como JP Galvão, Nathan Pescador, Reinaldo e outros, a escalação dos líderes do grupo, como Rodrigo Caio, Reinaldo, Edenilson, Diego Costa e Pepê, ao invés de jovens como Natã, Gustavo Martins, Monsalve, Arezzo e outros e, principalmente, o erro nas escalações e táticas nas decisões que participou. O Grêmio perdeu a Recopa Gaúcha, Copa do Brasil e Libertadores sempre com algum erro seu.
Diversos erros dentro de campo que se somaram aos de fora. O tecnico gremista usou durante o ano inteiro a desculpa da enchente, o falto de estar longe de casa e não jogar na Arena, o apoio não dado pelos outros clubes, a distância da família, os hotéis, a logística e outros. Prometeu também melhoras quando retornasse a Arena e não entregou. Dessa vez, a direção do Grêmio entregou grupo de jogadores e não viu em campo o seu investimento trazer resultados.
Por fim, Renato aposta em uma briga com a imprensa para fugir da realidade e não aceita as críticas. A situação perigosa evolui a cada jogo, agora com ofensas e ameaças a integridade dos jornalistas. O treinador falou sobre a polêmica da semana passada, quando cogitou não conceder mais entrevistas após os jogos e ameaçou citar nomes de jornalistas que, segundo ele, publicam notícias falsas para tumultuar o ambiente gremista. No dia seguinte, o treinador divulgou uma nota na qual diz que não ameaçou ninguém.
"Você acha que eu gosto dessa bronca com vocês? Eu tenho certeza que outros jornalistas passam por isso, que são atacados nas redes sociais. E outra coisa, eu não tenho bronca de ninguém na imprensa nacional. A minha bronca é com a imprensa gaúcha, com alguns daqui. Então não pensa que eu tenho bronca com com a imprensa nacional que não tem nada a ver com, é com alguns daqui. É na aldeia, é na aldeia. Eu sei exatamente o que os caras pensam. E o que eles querem, entendeu? Eles querem tumultuar. Então eles ficam atacando, atacando o treinador, diretores, vice-presidentes, jogadores porque eles acham que são intocáveis", afirmou o treinador.
"Eu tenho respeito por vocês. Só que infelizmente nós temos esses idiotas no meio de vocês, que todo dia atacam, todo dia falam, atacam os jogadores, falam palavrões e fica por isso mesmo. Quando tem um retruque, nossa senhora, não pode. O cara está nos atacando. Pelo amor de Deus, né? É isso que eu falo pra vocês. Vocês são seres humanos, vocês têm famílias também. Ninguém está aqui querendo encrenca. Ninguém está querendo bronca. Agora quando é daí pra cá está tudo certo. Está tudo beleza, está tudo resolvido. Tudo pode. Tudo que é clique para ganhar dinheirinho. Aí quando um ataque do lado de cá, meu Deus do céu", prosseguiu.
Em relação ao seu futuro, Renato manteve o mistério e afirmou que ainda não bateu o martelo junto com o presidente Alberto Guerra e a direção gremista.
"Tenho contrato com o clube até 31 de dezembro. Vou fazer os dois próximos jogos, vou conversar com o meu presidente, vou conversar com a diretoria e vou conversar com os jogadores. Podemos de repente ir para a Sul-Americana, nunca se sabe o que nos aguarda nos dois próximos jogos. O Grêmio não vai cair, pode ter certeza disso, mas ainda tem uma possibilidade. Então, vamos conversar a partir de amanhã, ver o que a gente vai fazer nos dois próximos jogos".
Torcedor Gremista, quer a saída ou permanência de Renato no clube? Diz ai!