Responsável pela transmissão de surfe ao vivo na internet, Mano Ziul morre aos 61 anos
Brasileiro se recuperava de uma cirurgia e acabou falecendo na madrugada desta quarta-feira
A quarta-feira amanheceu triste para os fãs de surfe. O carioca Mano Ziul, que estava se recuperando de uma cirurgia de retirada de tumor no cérebro, faleceu nesta madrugada aos 61 anos.
A cirurgia havia sido realizada em 2016. O carioca vinha se recuperando há seis anos, mas não resistiu. Mano Ziul foi responsável por tornar o surfe o primeiro esporte do mundo a ter transmissões ao vivo pela internet.
Mano implementou a utilização da informática no surfe. Na década de 80, o carioca desenvolveu a transmissão em streaming e os resultados online nas competições. Antigamente, as notas dos juízes eram escritas em folha de papel. Esse sistema criado por Mano revolucionou o esporte e é utilizado até os dias de hoje no surfe.
Com a morte de Mano Ziul, a Liga Mundial de Surfe fez questão de prestar uma homenagem para o brasileiro nas redes sociais.
- A WSL está triste ao saber do falecimento de Mano Ziul. Ziul foi responsável por transformar o surfe competitivo de maneiras incríveis e será lembrado por entregar o melhor surfe do mundo aos fãs de todo o mundo. Nossos pensamentos e orações estão com os amigos e familiares de Ziul.
WSL is saddened to learn of the passing of Mano Ziul. Ziul was responsible for transforming competitive surfing in incredible ways and will be remembered for delivering the world's best surfing to fans around the globe. Our thoughts and prayers are with Ziul's friends and family. pic.twitter.com/CV7ISednDf
— World Surf League (@wsl) June 15, 2022