Roma demite Mourinho após sequência de maus resultados
A Roma demitiu o técnico José Mourinho nesta terça-feira, com os proprietários do clube da Série A italiana dizendo que a decisão foi tomada com os "melhores interesses" da equipe em mente.
A Roma está em nono lugar na liga após a derrota de domingo por 3 x 1 para o Milan, e tem lutado para superar a perda de jogadores importantes devido a lesões, incluindo o atacante Paulo Dybala.
A equipe está 22 pontos atrás da líder Inter de Milão.
"A AS Roma pode confirmar que José Mourinho e sua equipe técnica deixarão o clube com efeito imediato", disse o clube em um comunicado.
"Mais informações sobre a nova equipe técnica do time principal serão divulgadas em breve."
A Roma conquistou apenas quatro pontos em seus últimos cinco jogos no campeonato e foi eliminada da Copa da Itália na semana passada com uma derrota por 1 x 0 para a rival Lazio.
Após essa derrota, Mourinho se comparou ao bruxo fictício Harry Potter, dizendo que sua posição no clube estava aumentando as expectativas de sucesso dos torcedores.
Ele também rebateu os críticos, rotulando-se como o exemplo perfeito de profissionalismo, apesar de sua equipe ter sofrido resultados ruins recentemente.
"Gostaríamos de agradecer a José, em nome de todos nós da AS Roma, por sua paixão e esforços desde sua chegada ao clube", disseram os proprietários do clube, Dan e Ryan Friedkin, em um comunicado.
"Sempre teremos ótimas lembranças de seu período na Roma, mas acreditamos que uma mudança imediata é do melhor interesse do clube."
"Desejamos a José e seus assistentes tudo de bom em seus futuros empreendimentos."
Mourinho, que já treinou uma série de grandes clubes europeus, incluindo Porto, Chelsea, Inter de Milão, Real Madrid e Manchester United, foi nomeado técnico da Roma em 2021.
Sob o comando do técnico português, a Roma venceu a Conference League, terceiro torneio continental mais importante da Europa, em 2022. Ele também os levou a equipe à final da Liga Europa em 2023, onde foram derrotados nos pênaltis pelo Sevilla.
A Roma recebe o Verona, 18º colocado, no sábado.