Russo veste camiseta para provocar lutadores de jiu-jitsu brasileiro
O russo Khabib Nurmagomedov está à vontade em São Paulo - a ponto de já chamar a atenção com uma provocação ensaiada a lutadores e torcedores do Brasil durante a pesagem para a edição deste sábado do UFC. O adversário de Thiago Tavares apareceu no ginásio do Ibirapuera, nesta sexta-feira, com uma camiseta em que minimizava o jiu-jitsu brasileiro, criado pela família Gracie.
"If sambo was easy, it would be called jiu-jitsu (‘se sambo fosse fácil, seria chamado jiu-jitsu’, na tradução do inglês para o português)", era a frase que Nurmagomedov exibiu em sua camiseta preta após subir na balança e enquadrar-se no peso da categoria leve (até 70 kg) do UFC.
Como tradicionalmente ocorre com os lutadores estrangeiros no Brasil, o russo foi recebido no Ibirapuera com gritos de "vai morrer". E não ligou para a agitação do público de mais de 2.000 torcedores. Com a sua habitual peruca amarela, usada em seu país para proteção contra o frio, ele caminhou sorridente e confiante na técnica do sambo - arte marcial desenvolvida na extinta União Soviética.
Nurmagomedov, que gosta de promover o espetáculo, tem demonstrado satisfação com a oportunidade de lutar no Brasil. O russo usa o Twitter para trocar mensagens com atletas brasileiros e até para publicar fotografias das garoas paulistanas.
A encarada de Nurmagomedov diante de Thiago Tavares, no entanto, foi amena. Muito festejado pelo público local no Ibirapuera, o lutador catarinense fez cara feia ao ficar à frente de seu adversário, mas o cumprimentou com um aperto de mão e tapas nas costas após as fotografias.
Norte-americano se refresca como brasileiro
Depois do processo de desidratação para se adequar aos pesos médios do UFC (até 84 kg), Andrew Craig parecia estar na praia. O atleta dos Estados Unidos usou um canudo para tomar água de coco ao descer da balança. Seu adversário na noite de sábado será o brasileiro Ronny Markes, que tem duas vitórias por decisão dos juízes na organização.