Russos querem ir à Olimpíada mesmo que seja como neutros
A maioria dos atletas da Rússia querem ir à Olimpíada de Inverno de Pyeongchang de 2018, ainda que tenham que competir como neutros, disse uma autoridade do Comitê Olímpico do país nesta segunda-feira.
Na semana passada, o Comitê Olímpico Internacional (COI) impediu a Rússia de participar dos Jogos de fevereiro na Coreia do Sul citando indícios de uma "manipulação sistemática inédita" do sistema antidoping.
Mas o COI deixou a porta aberta para que atletas sem histórico de doping participem como neutros.
"A maioria dos atletas quer participar da Olimpíada", disse a esgrimista olímpica Sofya Velikaya, que preside a comissão de atletas do Comitê Olímpico Russo (COR), aos repórteres.
"O Comitê Olímpico Russo apoia a opinião dos atletas que decidirem participar e também respeita a decisão daqueles de decidirem não ir".
Velikaya disse que nenhum atleta consultado pelo COR revelou planos de boicotar os Jogos. "Todos estão se preparando e esperando competir", disse.
Também na semana passada, o presidente russo, Vladimir Putin, disse que seu país não impedirá seus atletas de competirem, arrefecendo alguns clamores por um boicote.
Ele também reiterou a insistência russa de que não existe um sistema de doping patrocinado pelo Estado no país.
As autoridades olímpicas russas devem apresenta sua resposta à proibição do COI após uma reunião na terça-feira. Nas semanas que antecederam o banimento, mais de 20 atletas russos que competiram na Olimpíada de Inverno de Sochi de 2014 foram expulsos dos Jogos pelo resto da vida por supostas violações de regras antidoping.
O Comitê Paralímpico da Rússia, a federação de atletismo e a Agência Antidoping Russa continuam suspensas em razão dos escândalos de doping.