Sabalenka chega à semifinal do Aberto dos EUA; Fritz e Tiafoe marcam confronto de tirar o fôlego na chave masculina
Aryna Sabalenka chegou nesta terça-feira à sua quarta semifinal consecutiva do Aberto dos Estados Unidos, enquanto Taylor Fritz e Frances Tiafoe farão um confronto entre tenistas da casa que promete ser eletrizante e encantar os torcedores na Arthur Ashe pelas semifinais da chave masculina.
A segunda cabeça de chave, Sabalenka, precisou de apenas uma hora e 13 minutos para derrotar a campeã olímpica chinesa Zheng Qinwen por 6-1 e 6-2 e marcar um encontro com a norte-americana Emma Navarro, antes de prometer aos torcedores, em tom de brincadeira, bebidas gratuitas pelo apoio na partida.
A bielorrussa perdeu apenas quatro games de serviço ao longo do torneio e se tornou a grande favorita para adicionar outro título de Grand Slam aos seus dois troféus do Aberto da Austrália, depois de perder a final de Flushing Meadows para Coco Gauff há um ano.
"Se você chegar ao nível das cinco melhores, todo mundo vai considerá-la favorita", disse Sabalenka.
"Mas, como eu sempre digo, não se trata de ser a favorita, mas sim do quanto você está disposta a lutar por ela. Será (sobre) os momentos difíceis nas partidas, quando você não estiver se sentindo bem e tiver que passar por isso."
"Mas estou muito feliz por eles me considerarem uma das favoritas e farei o melhor que puder para segurar esse lindo troféu."
Fritz, o 12º cabeça de chave da disputa masculina, negou a Alexander Zverev, número quatro do mundo, outra chance de conquistar seu primeiro título de Grand Slam com uma vitória por 7-6(2), 3-6, 6-4 e 7-6(3), dois meses depois de eliminar o alemão na quarta rodada em Wimbledon.
"Tive muitas chances nas quartas de final nos últimos dois anos e hoje foi diferente", disse Fritz. "Eu realmente senti que era minha hora de dar um passo adiante."
Tiafoe, por sua vez, chegou às semifinais em 2022 e garantiu um lugar entre os quatro melhores do torneio mais uma vez depois que Grigor Dimitrov se retirou devido a uma lesão na perna quando perdia por 6-3, 6-7(5), 6-3 e 4-1.
"Não era assim que eu queria passar. Mas estou feliz por ter passado. Outra semifinal aqui. Incrível", disse o 20º cabeça-de-chave.
Tanto Tiafoe quanto Fritz estão tentando acabar com a espera de 21 anos dos torcedores norte-americanos por um campeão masculino local em um Grand Slam, depois do triunfo de Andy Roddick em Nova York em 2003.
Será a primeira semifinal de um torneio masculino de Grand Slam totalmente norte-americana desde que Andre Agassi venceu Robby Ginepri no Aberto dos Estados Unidos de 2005.