Sabalenka e Zverev brilham após chuva interromper partidas do Aberto da Austrália
Aryna Sabalenka abriu sua tentativa de conquistar seu terceiro título consecutivo no Aberto da Austrália com uma vitória por 6-3 e 6-2 sobre Sloane Stephens neste domingo, depois que a chuva atrapalhou boa parte das partidas do dia de estreia da edição deste ano do torneio.
A cabeça de chave número um não teve tudo do seu jeito contra a campeã do Aberto dos Estados Unidos de 2017, mas conseguiu a vitória em pouco mais de uma hora na Rod Laver Arena, uma das três quadras onde o jogo continuou sob teto fechado durante o dilúvio.
O segundo cabeça de chave masculino, Alexander Zverev, que busca seu primeiro título de Grand Slam, teve um início dominante em sua tentativa ao encerrar a sessão noturna na quadra principal com uma vitória por um triplo 6-4 sobre o semifinalista de 2019, Lucas Pouille.
A campeã olímpica Zheng Qinwen, que perdeu para Sabalenka na final do ano passado, chegou à segunda rodada em quadra coberta, enquanto o sexto cabeça de chave masculino Casper Ruud e o ex-número quatro do mundo Kei Nishikori se esquivaram do tempo chuvoso para garantir vitórias em cinco sets.
A situação foi diferente nas quadras externas, onde o jogo terminou em menos de uma hora pela manhã e só foi retomado mais de seis horas depois, no início da noite.
Oito das 32 partidas de simples programadas foram canceladas e os organizadores agradecerão pelo dia extra que foi adicionado ao torneio pela primeira vez no ano passado.
Um dos benefícios de ganhar três títulos de Grand Slam é a programação preferencial, e o teto da Rod Laver Arena estava novamente aberto ao sol da tarde quando Sabalenka entrou em quadra para enfrentar a norte-americana Stephens.
Cinco quebras de saque, 20 winners e 21 erros não forçados depois, e a bielorrussa estava liderando a multidão em uma dança improvisada, tendo garantido um confronto na segunda rodada contra a espanhola Jessica Bouzas Maneiro.
"Não é que eu tenha jogado minha melhor partida, provavelmente, mas fiquei feliz por ter vencido em sets diretos", disse a jogadora de 26 anos.
"Adoro jogar aqui, parece que estou em casa."
Zverev foi igualmente impressionante, apesar de não ter atingido a velocidade máxima ao iniciar sua busca para se tornar o primeiro alemão a conquistar um título de Grand Slam desde Boris Becker no Melbourne Park em 1996.
O francês Pouille deu o seu melhor para resistir a Zverev no terceiro set, mas o número 103 do mundo, que sofreu com problemas de lesão nos últimos anos, não conseguiu se recuperar.
"Lucas é alguém que, quando saudável, não tem o ranking que tem", disse Zverev.
"Ele é um ótimo jogador, então desejo a ele tudo de bom."
No início do dia, os tetos das quadras principais já estavam fechados antes que uma violenta tempestade trouxesse a primeira chuva e Zheng e a qualifier romena Anca Todoni jogassem sua batalha sem interrupções.
Zheng, quinta cabeça-de-chave, que não disputou um torneio de preparação, teve dificuldades contra a alta Todoni no primeiro set, finalmente quebrando para 4 a 3, mas foi quebrada de volta.
A jogadora de 22 anos salvou um set point antes de vencer o desempate por 7 a 3 e rapidamente abriu uma vantagem de 3 a 0 no segundo set, enquanto Todoni acumulava erros não forçados enquanto lutava para permanecer na disputa.
"A primeira partida nunca é fácil e eu cometi alguns erros estúpidos", disse Zheng depois de vencer por 7-6(3) e 6-1 em menos de duas horas.
PRIMEIRA PARTIDA
Mais cedo, Mirra Andreeva foi a primeira jogadora a chegar à segunda rodada, quando a russa de 17 anos venceu a tcheca Marie Bouzkova por 6-3 e 6-3 na John Cain Arena.
Na Margaret Court Arena, Arthur Fils saiu de um set de desvantagem para vencer o finlandês Otto Virtanen por 3-6, 7-6(4), 6-4 e 6-4.
"É muito legal, cara. É a primeira vez na minha vida que estou jogando em uma boa quadra", disse o francês, 20º cabeça de chave.
"Poder jogar uma partida e terminar uma partida com um teto, é muito mais fácil do que jogar, parar com a chuva."
As outras duas primeiras partidas masculinas foram muito mais longas, com o norueguês Ruud avançando após uma vitória por 6-3, 1-6, 7-5, 2-6 e 6-1 sobre Jaume Munar e o japonês Nishikori vencendo por 4-6, 6-7(4), 7-5, 6-2 e 6-3 contra o qualifier brasileiro Thiago Monteiro.
"Ele merecia ter vencido hoje, mas de alguma forma eu lutei", disse Nishikori, que jogava no Melbourne Park pela primeira vez em quatro anos, depois de uma terrível série de lesões.
O qualifier Hady Habib deu aos fãs libaneses motivos para comemorar ao se tornar o primeiro homem de seu país a vencer uma partida de simples na chave principal de um Grand Slam na era profissional, com uma vitória por 7-6(4), 6-4 e 7-6(6) sobre o chinês Bu Yunchaokete.