Saiba como Felipe Franco furou a bolha do bodybuilding
Com quase cinco milhões de seguidores nas redes sociais, o deputado estadual é um dos maiores influenciadores esportivos do planeta
Mais de mil atletas estão em contagem regressiva para o maior evento de bodybuilding do país, o Mr. Olympia Brasil Expo 2023, que será realizado entre os dias 27 e 29 de outubro, no Pro Magno, em São Paulo (SP). Quando se fala em competição desse quilate, degrau para o profissionalismo na modalidade, acesso para o Mr. Olympia, nos Estados Unidos, um dos nomes mais emblemáticos que vem à tona é o de Felipe Franco.
Com quase cinco milhões de seguidores nas redes sociais, esse professor de educação física, atleta, empresário e deputado estadual paulistano, de 37 anos, é um dos maiores influenciadores esportivos do mundo.
Foi no bodybuilding que Franco alcançou status, arrebatando uma legião de fãs e eleitores. Graças a eles, o rapaz recebeu mais de 90 mil votos, alcançando uma cadeira na Assembleia Legislativa.
Compartilhando conteúdo relacionado a musculação, condicionamento físico e estilo de vida saudável, o atleta ganhou popularidade principalmente no Instagram e no YouTube. Agora, ainda que obstinado e mentalmente forte, ele nunca imaginou que seria referência mundial em uma modalidade, antes reclusa às academias marombas. Mesmo sendo o primeiro atleta brasileiro do bodybuilding a bater um milhão de seguidores.
A bolha da modalidade estourou tanto, que influenciadores do mundo fitness e atletas que disputarão o Mr. Olympia Brasil Expo 2023 sonham com a vida de celebridade que Felipe Franco e seus “parças” levam. É um lifestyle regado a dinheiro, turbinado por patrocínios, eventos e muitos cliques.
O sonho do nobre deputado é ser o primeiro brasileiro campeão Classic, mesma categoria que coroou Arnold Schwarzenegger no Mr. Olympia. Chegar nessa competição e vencer, aliás, é desejo de todo atleta que estará no Pro Magno, em São Paulo, no final do mês. Em entrevista exclusiva para o Terra, Franco fala sobre o momento de ascensão dele e como ajudou o bodybuilding a ser um estilo de vida dos mais cobiçados.
Terra - Como essa febre do bodybuilding furou a bolha da modalidade, tornando-se algo gigantesco no segmento esportivo?
Felipe Franco - Inicialmente, foi comigo. Existe um fisiculturismo antes e depois do Felipe. É até ousado da minha parte dizer isso. Na verdade, não sou eu que falo, são as pessoas. O meu legado foi construído como eu sendo o primeiro atleta profissional Men 's Physique. Ganhei pela primeira vez o Arnold Brasil, ganhei nos Estados Unidos. Então, isso é muito importante para a modalidade aqui no país. É um divisor de águas. Eu levei o bodybuilding para a televisão, para o YouTube, para a mídia. Fui o primeiro fisiculturista brasileiro a ter um milhão de seguidores, mostrando o que eu comia, o que fazia, como vivia. Primeiro atleta a ter o maior salário da modalidade em patrocínios. Estou falando de 25 mil reais, em 2014. Hoje, nem se fala.
Terra - Você imaginava ser referência no esporte?
Felipe Franco – Não. Foi uma batalha de crescimento profissional e mental muito árdua. Sempre corri atrás dos meus objetivos, mas jamais imaginei que atingiria esse nível de reconhecimento, de ser considerado ídolo, de estar fortalecendo cada vez mais o meu legado. Devo tudo isso ao fisiculturismo.
Terra - Podemos dizer que somos potência mundial na modalidade?
Felipe Franco - Com certeza. Acredito que o Brasil seja o segundo ou terceiro país que mais movimenta o bodybuilding em investimentos. Só Estados Unidos e Emirados Árabes nos superam nesse sentido. Mas é uma questão de tempo para a gente ultrapassá-los.
Terra - O que falta para o Brasil ter um campeão do Mr. Olympia?
Felipe Franco – Olha, logo teremos um campeão na Classic do Mr. Olympia. Existem aqui grandes referências, como o Ramon e o Zancanelli. São atletas que se destacam cada vez no ranking da Classic Physique, que tem o CBum no topo.
Terra – Hoje, como deputado, ainda consegue treinar para ter um shape Physique?
Felipe Franco - Posso, com certeza, conciliar a política com o esporte. Não tive uma classificação tão boa nesse ano para entrar no top 3ou 5. Mas não desisti. Estou na pegada de ainda melhorar meu shape.
Terra - Qual a importância do Mister Olympia Brasil para o bodybuilding?
Felipe Franco - É um evento muito grande, nos âmbitos amador e profissional. Movimenta a nossa classe, nosso segmento de atletas, de esportistas, de amantes do esporte. Atinge, ainda, profissionais de várias áreas, como medicina, nutrição, educação física, além de agitar as redes sociais. Quanto mais pessoas souberem do evento, melhor para o fisiculturismo em geral. A modalidade como um todo ganha força.