Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Saiba os bastidores da contratação de Cuéllar pelo Grêmio

Cuéllar passou a fazer parte do relatório e ser alvo, com início das conversas

17 jan 2025 - 17h15
Compartilhar
Exibir comentários

O Grêmio chegou ao nome de Cuéllar no ano passado. Uma semana depois do fim do Brasileirão, o novo departamento de futebol se reuniu com o setor de análise gremista para alinhar as características buscadas no mercado. Desde então, Cuéllar passou a fazer parte do relatório e ser alvo, com início das conversas.

Foto: Reprodução / Porto Alegre 24 horas

Mas a chegada de Gustavo Cuéllar, que desembarcou em Porto Alegre na noite de quinta-feira para assinar com o Grêmio, não foi fácil. Teve participação ativa do técnico Gustavo Quinteros. O argentino-boliviano fez contato direto com o colombiano e também buscou referências com Ramón Díaz, treinador do Corinthians. Além disso, o volante pediu para o Al-Shabab, da Arábia Saudita, a liberação imediata.

O volante foi decisivo nas negociações ao manifestar para o Al-Shabab a intenção de ser liberado de maneira imediata, o que casou com a intenção do clube de abrir uma vaga de estrangeiro. Além disso, reduziu o salário pela metade para voltar ao Brasil.

O Tricolor vê o atleta com "sangue nos olhos" e empolgado com o projeto. A negociação ganhou eco com a chegada de Quinteros, que é um entusiasta do colombiano. O técnico pediu o jogador e queria a contratação desde o início. Inclusive, foi ativo e fez uma ligação para Cuéllar para detalhar suas ideias.

Nos bastidores, inclusive, Cuéllar chegou a pedir para não haver divulgação do horário de chegada a Porto Alegre. Mesmo assim, torcedores e imprensa conseguiram acessar o portão pelo qual ele deixaria o aeroporto Salgado Filho. "Eu fico muito feliz de vir para um time imenso no Brasil. Obviamente vi as mensagens da torcida nas redes sociais, estou muito feliz. Vou procurar fazer o meu melhor para conquistar títulos aqui no Grêmio", disse Cuéllar em vídeo divulgado pelo Grêmio.

O colombiano passará por exames médicos nesta sexta antes de assinar contrato de duas temporadas com possibilidade de mais um ano. O Grêmio adota cautela e quer fazer uma avaliação física do jogador. Como estava em atividade, a expectativa é que Cuéllar seja integrado naturalmente aos trabalhos da comissão técnica de Gustavo Quinteros. Mas não deve participar do jogo-treino contra o Sindicato dos Atletas marcado para o período da tarde.

O entendimento é que Cuéllar casará as características com Villasanti, parceiro na dupla ideal de volantes do Grêmio. Além dos dois, o Grêmio tem Dodi, Pepê, Edenilson e os jovens Ronald e Mila para a função. Gustavo Leonardo Cuéllar Gallegos é de Barranquilla, na Colômbia, mas iniciou a carreira no Deportivo Cáli. Jogou no Junior, time de sua cidade, momento em que foi chamado pela primeira vez à seleção colombiana.

O melhor período na carreira foi no Flamengo, entre 2016 e 2019, quando conquistou a Conmebol Libertadores e o Brasileirão, além de dois campeonatos cariocas. Seguiu para o Al-Hilal, atual equipe de Neymar e, por fim, estava no Al-Shabab desde 2023. Cuéllar é o segundo reforço confirmado pela direção do Grêmio em 2025. Antes dele, o clube havia anunciado o lateral-direito João Lucas, ex-Juventude e Santos. Um zagueiro, um lateral-esquerdo e um atacante ainda estão nos planos.

Porto Alegre 24 horas
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade