Avenida em frente ao Maracanã é renomeada em homenagem a Pelé
A partir desta quarta-feira, Pelé dá nome a avenida que circunda o Maracanã. Como forma de homenagem ao ex-jogador, que faleceu na última quinta-feira, a prefeitura do Rio de Janeiro renomeou a "Avenida Radial Oeste", que passa a se chamar "Avenida Rei Pelé".
Eduardo Paes, prefeito do Rio de Janeiro, utilizou suas redes sociais para anunciar a mudança. O político exaltou os detalhes das placas espalhadas pela avenida, que contém homenagens aos Rei: "Edson Arantes do Nascimento. Atleta do Século. Maior jogador de futebol de todos os tempos. Sinônimo de Brasil aos olhos do Mundo".
Além disso, nos anos de nascimento e falecimento do ex-jogador, estão marcados 1940, ano em que nasceu, e o símbolo do infinito. Segundo Eduardo Paes, "para o Rio, Pelé é eterno".
Agora é oficial! Avenida Rei Pelé! pic.twitter.com/aWOnFKExls
— Eduardo Paes (@eduardopaes) January 4, 2023
A via que agora homenageia Pelé começa na Avenida Maracanã e vai até as ruas Francisco Xavier e Oito de Dezembro. Ao todo são 1.470 metros de extensão, passando em frente ao Maracanã e pela estação de trem, que leva o nome do estádio e é um dos principais trajetos dos torcedores em dias de jogo.
O Maracanã foi palco do milésimo gol de Pelé, marcado em novembro de 1969, em uma partida do Santos contra o Vasco. Antes disso, o Rei já havia feito história no estádio. Em 1961, o ex-jogador anotou um golaço contra o Fluminense, driblando seis adversários. O tento deu origem ao termo "gol de placa", já que resultou em uma placa homenageando o feito.
Avenida Rei Pelé 👑
Uma honra ter parte do "meu endereço" com este homenagem ao Maior de Todos os Tempos. pic.twitter.com/IwxqibaICL
— Maracanã (@maracana) January 4, 2023
Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, após complicações de um câncer no cólon. O ex-jogador lutava contra o tumor desde setembro de 2021, quando passou por uma cirurgia para sua retirada e estava se tratando no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.