CBF pede à Conmebol apuração de "Caso Amarilla"
A CBF enviou ofício à Conmebol na terça-feira pedindo “a apuração dos fatos referentes a possíveis ilegalidades” em dois jogos pela Libertadores envolvendo Santos e Corinthians. Denúncias da TV América, da Argentina, indicam que a arbitragem estava determinada a prejudicar os times brasileiros nas partidas em que ambos foram eliminados daquela competição.
Cinquenta e duas horas após contato da reportagem do Terra com a CBF, para saber se a entidade se pronunciaria sobre o caso, a confederação explicou que o documento foi encaminhado à Conmebol “um dia após a veiculação da notícia”, ou seja, após a segunda-feira desta semana.
Segundo revelou a emissora de TV argentina, o ex-presidente da federação de futebol do país, Julio Grondona, foi flagrado em escutas telefônicas nas quais deixa a entender que o Corinthians foi vítima de um complô para ser eliminado da Libertadores de 2013 (em jogo com o Boca Juniors).
Nas gravações, Grondona, que morreu em 2014, também aponta para outra "armação" envolvendo um time brasileiro e volta 50 anos no tempo. O Santos, de Pelé, teria caído na Libertadores de 1964, contra o Independiente, da Argentina, em razão de outra arbitragem tendenciosa.