Mezenga sofre racismo após eliminação santista na Copa do Brasil
Mais um ato de racismo manchou o futebol brasileiro nesta semana. Após a eliminação do Santos na Copa do Brasil, o atacante Bruno Mezenga, do Santos, foi alvo de injúrias raciais nas redes sociais. Ele recebeu mensagens racistas através do WhatsApp e registrou boletim de ocorrência diante do caso.
Mezenga bateu o último pênalti do Santos na decisão diante do Bahia, na quarta-feira (31), pelas oitavas de final da Copa do Brasil. Ele precisava marcar para manter o Peixe na disputa, mas o goleiro Marcos Felipe defendeu. Assim, com a eliminação santista, ele passou a receber diversas mensagens racistas. Posteriormente, ele denunciou o fato às autoridades e se manifestou publicamente.
"Acredito que, hoje, não falta informação: o que falta é respeito e empatia. Um ato racista não pode mais ser ignorado. Estamos vivendo um momento de conscientização e uma luta para que esse tipo de coisa não aconteça mais, nem no esporte e nem em lugar algum. Não cabe mais (…) pessoas com atitudes racistas ficarem impunes. É triste ver uma pessoa que se diz torcedor do Santos cometendo um ato racista", escreveu Mezenga, no Instagram.
Santos também repudia ato racista
Da mesma maneira, em nota oficial, o Santos se manifestou com repúdio ao racismo contra Bruno Mezenga. A postura do clube é implacável contra estes atos, a ponto do presidente Andrés Rueda sugerir uma força-tarefa de clubes para saírem de campo, se acaso houver novos atos de racismo durante partidas. Na última semana, Joaquim e Ângelo foram chamados de 'macacos' por torcedores chilenos, no jogo contra o Audax Italiano, pela Copa Libertadores.
"O Santos reitera que não tolera e não admite crimes desse tipo e seguirá combatendo firmemente quem o pratica. Reforçamos o publicado no domingo, em nossas redes sociais: se você é racista, por favor, não compareça aos jogos do Santos, não seja Sócio Rei e não use nossos produtos oficiais. Melhor ainda: deixe de torcer para o Santos. Você não merece esse clube e não é bem-vindo em nossa casa", diz a nota.
Siga o Jogada10 nas redes sociais: Twitter, Instagram e Facebook.