Pé torto? Santos quer aperfeiçoar maestro para vendê-lo
O meia Lucas Lima iniciou o ano valorizado pelas propostas para deixar o Santos. A aposta da diretoria do clube por segurar o seu maestro no setor passou pela necessidade de não ver ainda mais agravada a debandada de seus principais jogadores mas, principalmente, a expectativa de poder ver o seu preço inflacionado caso consiga crescer ofensivamente.
Os chutes a gol e uma maior presença na área são as principais cobranças de dirigentes e do técnico Enderson Moreira. O camisa 20 até tem credenciais animadoras, mas ainda não acertou o pé.
Lucas é o principal "pé torto" do Santos no ano. Foi quem mais finalizou a gol, 13 vezes, mas com o pior índice de aproveitamento, somente um chute na direção certa, 7,7% de aproveitamento no quesito e nenhum gol marcado, de acordo com o Footstats.
O maestro do Santos, entretanto, compensa com outros números interessantes. Apesar da "função de risco", de criar jogadas mais agudas, é o principal passador da equipe, com 253 passes certos e somente 30 errados em seis jogos.
Além disso, o jogador também apresenta outro dado curioso. Após Alison, que ficará cerca de oito meses parado devido a nova lesão ligamentar no joelho direito, foi quem mais desarmou: 19 vezes, contra 21 do volante.
O meio-campista, muitas vezes, tem ficado sobrecarregado no setor devido a pouca opção dada por Renato e Alison, com pouca saída. A entrada forçada do jovem Lucas Otávio nada aliviou.
Lucas confessou ter controlado uma tentação para permanecer alegando que sequer tomou conhecimento dos valores da proposta que recebeu do Shandong Luneng, da China. Ele tinha, além da proposta da China, oferta de um clube europeu não revelado.
O Santos anunciou no início do ano que chegou a um acordo para a permanência do meio-campista, que passou por um reajuste de 100% do seu salário.
Apesar da crise financeira que passa, o clube acertou no fim de dezembro junto ao Internacional a compra de 10% dos direitos econômicos. Os outros 10% percentem à Khodor Soccer, empresa do agente do atleta. Esse é mais um dos sinais da aposta por uma venda futura. O Santos tem direito 20% dos 80 que o fundo maltês Doyen detém sobre o atleta em uma espécie de "taxa de vitrine".
Veja os números de Lucas Lima no Campeonato Paulista, segundo o Footstats:
Assistências para gol: 1
Assistências para finalizações: 20 (3,3 por jogo)
Cruzamentos: 23, sendo 6 certos (26,1% de aproveitamento)
Desarmes: 19 (3,2 por jogo)
Dribles: 12 (1,8 por jogo)
Faltas recebidas: 9 (1,5 por jogo)
Finalizações: 13, sendo 1 certa (7,7% de aproveitamento)
Gols: nenhum
Lançamentos: 18, sendo 9 certos (50% de aproveitamento)
Passes: 283, sendo 253 certos (89,4% de aproveitamento)
Perdas de bola: 34 (5,7 por jogo)
Posse de bola: 2min2s por jogo
Viradas de jogo: 10, sendo 9 certas (90% de aproveitamento)