Pelé volta a ser homenageado em vitória do Santos na Copa São Paulo
O Santos venceu o Falcon-SE por 2 a 0 neste sábado pela segunda rodada da Copa São Paulo de Futebol Júnior. A partida marcou novas homenagens ao Rei Pelé, falecido no dia 29 de dezembro, antes do apito inicial e enquanto a bola rolava.
Primeiro, os jogadores da equipe sergipana subiram ao gramado do estádio Bruno José Daniel, em Santo André (SP), vestindo uma camiseta com a foto do tricampeão mundial e a seguinte frase: "Pelo amor de Deus, o povo brasileiro não pode perder mais crianças", dita por Pelé após marcar o milésimo gol.
Além disso, o maior ídolo da história do Santos foi lembrado no décimo minuto de ambos os tempos. Quando o relógio marcava o tempo, os 9.901 torcedores presentes aplaudiam e cantavam músicas em tributo ao Rei do Futebol, que ressignificou a camisa 10 no futebol.
Como está sendo padrão ao redor do mundo, antes do início do jogo, também houve um minuto de silêncio com os jogadores e equipe de arbitragem reunidos no círculo central.
Autor do primeiro gol santista, o atacante Weslley Patati, de 19 anos, também lembrou de Pelé. Na comemoração do tento, o camisa 23 saltou e deu o icônico soco no ar em memória ao maior jogador de todos os tempos.
"Pelo amor de Deus, o povo brasileiro não pode perder mais crianças." (Pelé) 🗣️
Ao Rei Pelé, que nunca deixou de se preocupar com o futuro dos jovens e crianças. 👑
Honrados em enfrentar o @SantosFC
e compartilhar com eles nosso respeito ao maior de todos.
📸 @P_Emerson12 pic.twitter.com/JRzOpc5Ahe
— Falcon FC (@falconfcoficial) January 7, 2023
O Santos no Grupo 26 da Copinha
Com o triunfo deste sábado, o Santos assumiu a liderança isolada do Grupo 26 da Copinha, com seis pontos somados. Ademais, garantiu a classificação antecipada à segunda fase da competição.
Agora, volta a campo às 19h30 (de Brasília) da próxima quarta-feira para definir se avança na primeira ou segunda colocação. Os Meninos da Vila enfrentam o vice-líder Santo André, no Bruno José Daniel, e precisam apenas de um empate para garantir a liderança.
Caso avance em primeiro, o Peixe encara o segundo colocado do Grupo 25, que está em disputa entre Bahia, Operário-PR e CSA. Se passar em segundo, duela contra o EC São Bernardo.
Por fim, na história da Copa São Paulo, o Santos já está há nove anos sem ser campeão. O Peixe tem três títulos, que foram conquistados em 1984 (contra o Corinthians), 2013 (Goiás) e 2014 (Corinthians). E ainda jogou outras três finais, sendo derrotado em 1982 (para a Ponte Preta), 2010 (São Paulo) e 2022 (Palmeiras).