Relembre as pérolas e polêmicas de Roberto Brum no Santos
4 jan2011 - 15h10
(atualizado às 15h39)
Compartilhar
Diego Garcia
Direto de Santos
O volante Roberto Brum acertou sua rescisão contratual com o Santos na última segunda-feira, após dois anos e meio no clube do litoral paulista. O jogador encerra uma passagem de 85 jogos, dois títulos, bom-humor e muitas frases marcantes proferidas ao longo do tempo que permaneceu na Vila Belmiro.
Desde críticas ao apresentador Sérgio Mallandro a citações de Jesus Cristo, Brum deixou para trás inúmeros momentos polêmicos e engraçados com a camisa alvinegra.
Por isso, o Terra listou algumas das pérolas ditas pelo jogador e lembrou polêmicas. Confira abaixo:
Irritação com Sérgio Mallandro - O jogador contou em algumas oportunidades sobre uma irritação que teve com o apresentador Sérgio Mallandro em um episódio que ocorreu na sua infância, durante um show em São Gonçalo-RJ.
"Cheguei uma hora antes, e o lugar estava cheio de crianças de colo, enjoadas, aquele stress, e nada do Sérgio Mallandro chegar. Aí passam quatro, cinco, seis horas, pessoal já pedindo o dinheiro de volta. Aí quando ele chegou, criançada dormindo, de fralda suja, aí ele vem com aquele papinho 'vem meu amor, faz o glu glu'. Nem isso adiantou".
Sonho com Ronaldo - Dias antes das decisões do Campeonato Paulista de 2009, Brum afirmou que teve um sonho em que sua "missão" era falar do "amor de Deus" para Ronaldo, atacante do Corinthians. De volta à vida real, o volante comprou um CD da banda gospel "Pra God" e presenteou o camisa 9 corintiano.
"Eu sonhei que eu ia dentro da concentração do Corinthians falar sobre o amor de Deus para o Ronaldo, era uma missão. Aí chego lá, quando vou falar isso, ele estava lá, sambando com um baita louvor, e os jogadores todos atrás dele. Por isso (já na vida real), eu comprei o CD da banda que estava tocando no sonho ("Pra God", gospel) e dei para ele".
Brum compara Martelotte a Jesus - Após a saída de Dorival Júnior, o volante voltou a ser titular do Santos. Para explicar o longo período em que esteve na reserva, o jogador utilizou uma passagem bíblica. Para ele, Martelotte era Jesus Cristo e o "ressuscitou".
"O Martelotte pode ser Jesus. Eu estava na caverna. A Bíblia conta que teve um homem chamado Lázaro, que estava morto há quatro dias no sepulcro. Lázaro poderia ser eu. Mas Jesus disse que ele não estava morto e sim dormindo. Então Jesus disse: Lázaro sai e vem para fora. Ele saiu cheio de ataduras e cheirando mal. O Marcelo pode ser Jesus e Lázaro eu, pois eu já estava cheirando mal".
Recado a Souto: "jogaria até minha mãe nas placas" - Antes do confronto com o São Paulo, válido pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro, o atleta prometeu não aliviar na marcação e mandou um recado ameaçador ao amigo Rodrigo Souto, do rival tricolor. "O Souto já sabe: dentro de campo, até se minha mãe passar eu jogo nas placas".
Polêmica com Luxemburgo e o pai de santo - Quando Luxemburgo assumiu o time, o jogador forçou um cartão amarelo logo na segunda partida com o novo técnico. O fato provocou a ira de Vanderlei, que exigiu punição da diretoria santista - Brum acabou emprestado ao Figueirense.
Contudo, boatos dizem que o motivo do imbróglio foi por causa do pai de santo Robério de Ogum, que teria dito ao treinador que o volante trazia energias negativas.
Animador de vestiário - Conhecido por sua irreverência e bom-humor, Roberto Brum era querido pelos companheiros e tinha até uma função à parte: ele era o "animador de vestiário" do clube e era sempre convocado pelos treinadores para exercer seu papel. "Dorival, quando queria animar o time, mandava: 'Brum faz alguma coisa, quebra uma cadeira, se joga, sei lá'", disse.
Gol de Cobertura no Ceni - Ao longo dos dois anos e meio que permaneceu no Santos, o jogador cansou de repetir exaustivamente - inclusive fazendo narrações - sobre o gol que marcou em cima de Rogério Ceni, quando ainda defendia o Coritiba. Foi o único gol do atleta como profissional.
Neymar mais popular que Roberto Carlos - Em uma certa ocasião, quando questionado sobre os dribles do camisa 11, Brum brincou e comparou o atacante ao cantor mais famoso cantor da música popular brasileira. "Ele tem mais dribles do que o Roberto Carlos vende CDs".
"O Santos é uma águia" - Na primeira entrevista do volante como jogador do Santos, ele comparou o time alvinegro a uma águia. Explica-se: o clube estava na zona de rebaixamento do Brasileiro e, para Brum, o time superaria as adversidades e seria imponente como a ave mencionada.
"Veja bem, como é a águia? As penas crescem novamente para que a águia possa alçar voos altos. O Santos vive uma situação idêntica à da águia. O Santos quer renovar suas forças para voar alto novamente. O Santos é uma águia".
Brum e o hit de Neymar - No meio de uma entrevista coletiva, o volante divulgou uma música feita por Neymar que enaltecia o "fico" de Fabiano Eller, que tinha propostas de outros clubes. Na ocasião, Brum começou a dançar, ergueu os braços e a cantou, em companhia do próprio Eller: "quem nunca viu Fabiano Eller? Quem nunca viu Fabiano Eller? Quem nunca viu Fabiano Eller? Quem nunca viu Fabiano Eller?".
Campeão - A primeira grande alegria do Santos na temporada foi a conquista do Campeonato Paulista. Neymar azucrinou defesas adversárias e foi o artilheiro da equipe no torneio, com 14 gols. Na finalíssima com o Santo André, o atacante marcou os gols santistas na derrota para o Santo André por 3 a 2, que garantiram o título para o time da Vila Belmiro.
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC / Divulgação
Homem do Ano - Ao fim de 2009, Neymar já havia se estabelecido como um dos destaques do Santos e titular da equipe. Neste ano, o jogador passou de promessa a grande astro do Brasil. Com gols, dribles e polêmicas, o atacante ganhou a Seleção Brasileira, irritou rivais e fez a alegria da torcida do Santos. Neymar foi até escolhido "Homem do Ano" pela revista VIP.
Foto: VIP / Divulgação
Parceiro - No primeiro semestre, Neymar dividiu os holofotes com Paulo Henrique Ganso. A parceria com o amigo rendeu ótimos frutos ao Santos, que venceu o Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. O entrosamento da dupla ofuscou até mesmo Robinho, que tornou-se coadjuvante com a presença dos garotos. A partir da séria lesão sofrida por Ganso e as saídas de André e Robinho para o exterior, Neymar tornou-se a estrela solitária do Santos.
Foto: Santos FC / Divulgação
Dançarino - O Santos deu show nos gramados brasileiros durante o primeiro semestre com muitos gols. Após cada um deles havia as "dancinhas", lideradas por Neymar. As coreografias eram preparadas nos treinamentos e o garoto chegou a avisar quais seriam suas próximas comemorações. O estilo debochado do atacante irritou rivais, que fizeram danças improvisadas e enfurecidas após marcar contra o Santos.
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC / Divulgação
Mascarado - Neymar recebeu muitas pancadas de seus marcadores durante a temporada. A mais séria, porém, foi um acidente, quando acertou sua própria mão contra seu olho direito e precisou ser substituído durante a primeira final do Campeonato Paulista, contra o Santo André. O jogador precisou usar óculos de proteção para treinar, desfalcou o Santos no primeiro jogo com o Atlético-MG nas quartas de final da Copa do Brasil, mas voltou na finalíssima do Estadual para brilhar e sercampeão.
Foto: Santos FC / Divulgação
Brinquedo - Neymar virou rapidamente um fenômeno de marketing, alvo de ações do Santos e de seus patrocinadores. O atacante virou um boneco com a camisa do time paulista, mesmo destino que seus companheiros Robinho e Paulo Henrique Ganso. Cada miniatura foi vendida por R$ 39,00. O jogador ainda participou de propagandas de aparelhos eletrônicos e teve um banner gigante seu exposto na cidade de Santos.
Foto: Santos FC / Divulgação
Dono do Brasil - Depois de conquistar São Paulo, veio a vez de Neymar ser campeão nacional. O título da Copa do Brasil veio após derrota por 2 a 1 para o Vitória no Barradão, que rendeu a conquista aos paulistas devido ao triunfo no primeiro jogo por 2 a 0. Para o atacante, o jogo de ida mostrou duas faces recorrentes na temporada. Decisivo, o jogador fez o primeiro gol santista na partida, mas também perdeu pênalti por enfeitar na hora da cobrança com uma "cavadinha".
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC / Divulgação
Twitteiro - Neymar encontrou no Twitter um jeito para interagir com seus fãs e desabafar o que não poderia dizer em entrevistas. O atacante comentou "estar cansado de tudo" e falou sobre as saudades que sente do lesionado Paulo Henrique Ganso. O perfil do jogador ainda teve a mensagem "juiz ladrão vai sair de camburão" durante partida do Santos, mas Neymar alegou que o protesto foi uma invasão hacker em seu Twitter.
Foto: Reprodução
Canarinho - A presença de Neymar e Ganso na Copa do Mundo foi pedida à exaustão ao técnico Dunga. Após o Mundial, a renovação da Seleção Brasileira comandada por Mano Menezes começou pelos garotos santistas. Logo em sua estreia Neymar deixou sua marca, fazendo o primeiro da vitória sobre os Estados Unidos em amistoso. O jogador deixou de ser chamado por Mano devido às confusões do atacante com Dorival Junior no Santos, mas retornou para a partida com a Argentina.
Foto: AFP
Dono do Santos - Neymar se envolveu em sua maior polêmica do ano em setembro. O atacante ficou enfurecido com o técnico Dorival Junior depois que o comandante vetou o garoto como cobrador oficial de pênaltis do time. O treinador pediu punição severa a Neymar e, insatisfeito com o castigo brando promovido pela diretoria, deixou o clube. O incidente fez com que o atacante fosse apontado como "dono do Santos" e virasse motivo de piadas na internet.
Foto: Ricardo Saibun / Gazeta Press
Centenário - Titular absoluto do Santos, Neymar comemorou 100 jogos com a camisa do Santos no clássico com o Palmeiras em outubro que terminou empatado por 1 a 1 (que na realidade foi sua 101ª partida). A peça foi doada ao Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer (GRAACC) para ser leiloada e ter seus recursos revertidos à entidade.
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC / Divulgação
De contrato novo - Muito foi especulado sobre a saída de Neymar para o futebol europeu, especialmente para o Chelsea. O Santos, porém, conseguiu manter o jogador, construindo um plano de carreira para o atleta e dando um bom aumento salarial. O "fico" do atacante foi muito celebrado e promovido como uma conquista do clube.
Foto: Santos FC / Divulgação
Príncipe - O Santos realizou uma votação para escolher quem seria o jogador a usar a camisa 70 em homenagem ao aniversário de Pelé, ídolo máximo do clube. Neymar venceu a disputa com folga e vestiu a história peça, que não deu muita sorte ao atacante. O garoto usou a camisa no confronto com o Grêmio Prudente, em que o Santos foi derrotado de virada e Neymar perdeu um pênalti.
Foto: Santos FC / Divulgação
Lutador - Os jogadores do Santos resolveram pregar uma peça no atacante Zé Eduardo para comemorar seu 23º aniversário. A brincadeira tomou um rumo negativo quando Marcel passou a acertar com seu forte chute boladas no jogador que estava amarrado em uma trave do CT Rei Pelé. Neymar partiu para defender o amigo e os atletas presentes precisaram separar Marcel e o garoto de uma briga. Ao fim da temporada, o centroavante de 29 anos deixou o clube.
Foto: Ricardo Saibun/Agif / Agência Estado
Garçom - Neymar surpreendeu a equipe Sub-13 do Santos em sua comemoração do título estadual da categoria em uma lanchonete da cidade paulista. À caráter, o atacante atacou de garçom e "serviu" os garotos. Zé Eduardo e Edu Dracena também participaram da festa.
Foto: Fabio Maradei/ Santos FC / Divulgação
Caçado - Os gols e dribles de Neymar chamaram a atenção não só dos amantes do bom futebol. Os marcadores ficaram mais atentos com a presença do garoto, que passou a sofrer com faltas duras. Enquanto comandou o Santos, Dorival Junior pediu mais cuidado da arbitragem para coibir a violência. Ao mesmo tempo, o atacante começou a ser acusado por adversários de ser "cai cai" e de forçar pênaltis.
Foto: Santos FC / Divulgação
Premiado - Neymar virou figurinha carimbada nas premiações de fim de ano. No Craque do Brasileirão, foi escolhido melhor atacante e ficou entre os três destaques do torneio. Na Bola de Prata, evento promovido pela Revista Placar, o santista recebeu prêmio por sua posição e pela artilharia na temporada. Neymar ainda foi homenageado no Troféu Mesa Redonda como melhor atacante.
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Natalino - No fim do ano, Neymar fez a alegria dos filhos dos funcionários do Santos. Ele bancou o Papai Noel em festa e distribui presentes. Este foi um exemplo da popularidade que o atacante ganhou com as crianças, que sempre o procuram no momento de entrar no gramado em jogos do time paulista.