Com as portas para o Santos fechadas, Robinho decidiu bater de frente com o presidente do clube, Luis Álvaro de Oliveira Ribeiro. Em carta publicada em seu site oficial escrita em terceira pessoa, o jogador do Milan respondeu à acusação de que não teria feito o suficiente para fechar com o clube e disse que, com a atual diretoria, não voltará a defender o time de coração.
“Depois de um ano e meio sem o menor empenho e planejamento por parte da diretoria do Santos, o presidente do Santos vem a público e simplesmente diz que a culpa foi do Robinho? Do valor inaceitável que o jogador pediu?”, diz a carta. "Informamos também em seu nome que, infelizmente, com a atual diretoria é totalmente impossível qualquer nova abertura de negociação e de ocorrer seu volta ao Santos FC", diz outro trecho.
O presidente santista sofreu duras críticas do atleta por causa de uma entrevista à Rádio Bandeirantes. “Mais uma vez, o presidente do Santos perdeu a chance de ficar calado: assim, evitaria agora ser desmentido publicamente e, ainda, ver revelado o que o mesmo não queria”, publicou.
No texto, o ex-jogador da Seleção Brasileira explicou que tinha outras propostas. “O jogador Robinho tem um contrato por mais um ano o com AC Milan e já teve várias propostas para ganhar até mais do que ganha atualmente, em outros clubes: ainda, antes de solicitar uma negociação com o Santos FC, o jogador tinha a possibilidade de renovação com o próprio AC Milan”, comentou.
Robinho disse que aceitaria diminuir 35% de seu salário e se defendeu. “Aos jornalistas e aos torcedores exaltados que chamam o jogador Robinho de mercenário: vocês abririam mão de 30%, 35% de seus atuais salários para irem trabalhar no Santos FC ou qualquer outro lugar? Será que o presidente do Santos faria isso?”, perguntou.
Em Milão, Adriano Galliani fechou as portas para uma negociação. Na apresentação do novo uniforme do Milan, o dirigente afirmou que o ex-santista segue na equipe. “Robinho vai continuar no Milan. O desejo dele nunca foi deixar o clube. A vontade dele era de retornar especificamente ao Santos, mas esse caminho foi bloqueado e ele vai seguir aqui”, declarou.
Confira a publicação na íntegra:
Uma vez finalizada a tentativa de contratação do jogador Robinho pelo Santos FC, foi solicitado à representante do mesmo que as partes envolvidas não dessem declarações que pudessem causar polêmica e, principalmente, deixar margem para comentários sobre culpas, falhas ou falta de interesse na realização do negócio.
O staff do Robinho, mesmo contrariado em relação à forma de conduta com o jogador, acatou a palavra empenhada pela representante: até porque, de nossa parte, nunca tivemos a postura de imputar culpa, ou a péssima conduta de jogar a imprensa ou torcida contra quem quer que seja.
Porém, nos vemos desobrigados de tal acordo de cavalheiros, após a entrevista dada, ao vivo, pelo Presidente do Santos FC, Sr. Luís Álvaro, no programa Na Geral da Rádio Bandeirantes.
Em tal entrevista, veiculada ontem dia 10/07/2013, o Presidente do Santos claramente culpou o jogador Robinho pelo desfecho negativo da negociação, afirmando que O Milan chegou a um número bastante razoável, menos de 6 milhões (de euros). Mas cada um sabe o que quer ganhar, a gente tem que respeitar isso. E o que o Robinho quer ganhar, somado ao que a gente teria que pagar ao Milan, dá um numero impraticável para qualquer clube no futebol brasileiro.
Mais uma vez, o Presidente do Santos perdeu a chance de ficar calado: assim, evitaria agora ser desmentido publicamente e, ainda, ver revelado o que o mesmo não queria.
Em primeiro lugar, não é verdade que o AC Milan aceitou um pagamento de menos de 6 milhões (de euros): a representante de Robinho é quem fez toda a intermediação entre o Santos e o Milan (já que um clube da grandeza do Santos FC não enviou nenhum representante, em momento algum, para tentar contratar o jogador, já que o Santos FC é que queria contratar). E o valor pedido pelo Milan apesar de muito facilitado foi bem maior que esse . ainda, tomamos o cuidado de perguntar hoje para o Milan, e o Milan confirmou que não houve nenhuma aceitação de redução de sua parte!
Quanto ao pedido salarial do jogador Robinho, que segundo o Presidente do Santos FC é um número impraticável para qualquer clube no futebol brasileiro, vamos esclarecer alguns pontos muito importantes.
Há pelo menos um ano e meio, a diretoria do Santos procura o jogador Robinho tentando novamente contratá-lo.
Há pelo menos um ano e meio, na maioria das vezes através do Presidente, a diretoria do Santos pede ao jogador Robinho ajuda para que essa operação se torne viável e que a diretoria possa atender a solicitação da torcida.
Há pelo menos um ano e meio, a diretoria do Santos sabe da condição salarial do jogador Robinho diferenciada, diga-se de passagem que foi feita para o jogador voltar para o Santos, voltar ao clube que o mesmo tem gratidão sim, identificação e no qual poderia estar perto da minha família e amigos.
Há pelo menos um ano e meio, a diretoria do Santos vem pedindo ajuda para convencer a diretoria do Milan a aceitar uma negociação: por solicitação do jogador, a diretoria do Milan concordou em negociá-lo.
Há pelo menos um ano e meio, a diretoria do Santos sabia que teria que buscar recursos para pagar o Milan e o salário do jogador Robinho: e, mais importante, por volta de quanto teria que pagar para cada parte.
Há pelo menos um ano e meio, a diretoria vem esperando passar o tempo de contrato do jogador, para que o Milan obrigatoriamente abaixe o valor pedido para negociá-lo, com a aproximação do fim de seu contrato.
Há pelo menos um ano e meio, desde que a diretoria de Santos se mostrou disposta a contratar o jogador Robinho, e mesmo vem dando preferência, quase exclusividade ao Santos: sem ao menos dar possibilidade de seguimento às propostas vindas de outros clubes no Brasil e no exterior.
Apesar de, em toda a abertura de janela de transferência, a diretoria do Santos FC vir a público dizer que tem o desejo de contratar o jogador Robinho (e de iniciar uma maratona de ligações para celular do jogador, para seus representantes e também pedir encontros com o jogador em suas férias), nunca houve por parte do Santos FC o envio oficial de uma proposta por escrito para o AC Milan só consultas por terceiros : inusitadamente, após uma reunião com a representante do jogador (em 05/07/2013), partiu do AC Milan a iniciativa de enviar um comunicado oficial ao Santos FC com a proposta final para aceitar uma negociação (isso porque, já se aproximava o fim da janela de transferência no Brasil).
Agora, depois de um ano e meio sem o menor empenho e planejamento por parte da diretoria do Santos, o Presidente do Santos vem a público e simplesmente diz que a culpa foi do Robinho? Do valor inaceitável que o jogador pediu?
Não é procedimento nosso falar de valores, até por tudo o que a família do jogador Robinho já passou mas somos obrigados a abrir mais uma exceção para demonstrar o quanto inaceitável é o Presidente do Santos FC falar algo parecido.
O jogador Robinho tem um contrato por mais um ano o com AC Milan e já teve várias propostas para ganhar até mais do que ganha atualmente, em outros clubes: ainda, antes de solicitar uma negociação com o Santos FC, o jogador tinha a possibilidade de renovação com o próprio AC Milan.
Entre benefícios e salários, o jogador Robinho ganha infinitamente mais do que a diretoria do Santos FC propôs: aliás, propôs não.. porque uma proposta concreta nunca houve também: só existia a pergunta da diretoria do Santos de quanto o jogador ganha, e quanto o mesmo poderia diminuir de salário para jogar no Santos; e a promessa de que iriam fazer contas e ver uma operação para tentar possibilitar a negociação.
Em números, o jogador Robinho abriu mão por volta de 35% do seu ganho atual, por ano, para ir jogar no Santos FC.
Isso, sem contar a autorização que foi dada ao Santos para o Licenciamento do Uso da Imagem do jogador Robinho para campanhas publicitárias (hoje de rendimento exclusivamente seu): aliás, com o uso de imagem do jogador, o Santos pretendia pagar parte de seu salário, como nunca negou (ou seja, o jogador teria que fazer campanha, trabalho extra, para pagar seu próprio salário).
É pouco?
Nem mesmo no mundo do futebol, de ganhos altos dos jogadores esse valor é pouco. Quantos jogadores abririam mão desse valor por ano, apenas para jogar no clube que o revelou?
Que trabalhador comum abriria mão de um valor assim?
Aos jornalistas e aos torcedores exaltados que chamam o jogador Robinho de mercenário: vocês abririam mão de 30%, 35% de seus atuais salários para irem trabalhar no Santos FC ou qualquer outro lugar? Será que o Presidente do Santos faria isso?
Sim, o jogador Robinho tem consciência que ganha um salário diferenciado como vários jogadores e outros profissionais diferentemente da maioria da população.
Mas mesmo assim, tem seus limites para abrir mão dos seus direitos.
Não esqueçam que a profissão de jogador é curtíssima: Robinho não vai ganhar esse dinheiro o resto da vida, não é uma empresa; quando parar de jogar, acabou seu ganho.
Quantos anos mais Robinho tem de carreira? Talvez 5, 6, 10 se o corpo aguentar e nenhuma lesão séria ocorrer.
Depois disso, Robinho terá que viver o resto de sua vida do que conseguir guardar e investir (por mais 30, 40 anos ): continuará com a obrigação de manter seus filhos, mulher, pais dezenas de familiares (não esqueçam que Robinho vem de uma família extremamente pobre).
Se por um infortúnio, Robinho passar por algum problema, entrar em dificuldade financeira: quem vai sustentar sua casa, sua família? O Presidente do Santos? A diretoria do Santos?
Os vários exemplos mostram que o problema será todo dele: não são poucos os ídolos consagrados que ou por não ter tido a sorte de jogar em uma época que se remunerava jogadores bem ou por terem tido problemas financeiros hoje passam necessidades, estão em condições precárias de saúde e moradia poucos os ajudam; e infelizmente, na maior parte, não são os clubes aos quais estes mesmos ídolos deram tantas alegrias e títulos.
E a diretoria do Santos FC conhece essa realidade: assim como sempre esteve ciente do quanto Robinho estava abrindo mão para ir para o Santos: O JOGADOR NUNCA ESCONDEU SUA PREFERÊNCIA (TALVEZ ESSE TENHA SIDO SEU GRANDE ERRO, NÃO TER AGIDO SIMPLESMENTE COMO UM JOGADOR PROFISSIONAL, QUE COMO QUALQUER PROFISSIONAL DE QUALQUER ÁREA, DEVE ESTAR DISPOSTO A IR PARA QUALQUER CLUBE OU EMPRESA QUE O REMUNERE BEM E O TRATE COM PROFISSIONALISMO.
Portanto, se em todo esse tempo a diretoria do Santos FC não conseguiu realizar a operação para contratar o jogador Robinho, dentro dos valores apresentados, simplesmente deveria ter posto fim a essa expectativa.
Agora, não podemos admitir que o Presidente do Santos FC simplesmente venha em público de uma maneira leviana e diga que a culpa foi do jogador Robinho, apesar do tempo que o vem assediando, e de saber de suas condições, as condições do Milan, e do que o jogador e o Milan abriram mão.
Aliás, infelizmente essa é a postura da diretoria atual do Santos FC: colocar na conta do jogador.
Foi assim com a tentativa de contratação do Zé Roberto, do Nilmar, do Deivid, etc., etc . todos esses jogadores pediram demais segundo a diretoria do Santos: e todos eles acabaram contratados por outros clubes brasileiros.
Com o Paulo Henrique Ganso e o Elano, que são jogadores que marcaram história no Santos FC, a diretoria do Santos FC fez igual ao que tenta fazer agora com o Robinho: não conseguiram uma negociação de valores e começaram a vazar as solicitações dos jogadores, inventar mentiras, sempre colocando a imprensa e a torcida contra os jogadores.
E, ainda querem colocar na conta do Robinho, dizendo que a culpa foi dele? E o que ocorreu com esses jogadores, em situações parecidas, também foi culpa do Robinho?
Ao mesmo tempo, nos últimos anos, o Santos FC fez contratações de outros vários jogadores sem a mesma história e identificação que Robinho ou os demais jogadores citados com a história do Santos FC, e gastou também milhões nessas contratações, como foi amplamente noticiado pela própria diretoria do Santos FC: os jogadores com história com o Santos FC por acaso tem menos valor financeiro, moral e de apreço para a diretoria do Santos FC?
Só para relembrar à atual diretoria e aos que adoram falar mal e tem pouca memória, o jogador Robinho em sua saída do Santos FC deu um lucro de mais de R$ 70 milhões de reais: não merecia ser tratado agora com essa má fé.
Por fim, aos ex-jogadores que andaram falando sem ter conhecimento de causa (ao menos deveriam ter, já que conhecem o mundo do futebol) só temos a dizer que, infelizmente, a realidade mostra que quando um ex-jogador começa a ofender e criticar publicamente outro (sem o mínimo de ética e respeito), de duas, uma: a) ou é uma pessoa frustrada, que infelizmente não teve muita oportunidade de guardar dinheiro; b) ou é uma pessoa igualmente frustrada, que precisa pegar carona no nome dos outros para aparecer.
Enfim, o desabafo é em nome do jogador Robinho que, como ser humano, chegou no seu limite de tolerar calado tantas bobagens e injustiças.
Ao torcedor santista, pedimos desculpas em nome do jogador Robinho, mas informamos também em seu nome que, infelizmente, com a atual diretoria é totalmente impossível qualquer nova abertura de negociação e de ocorrer seu volta ao Santos FC.
Mesmo assim, Robinho continuará tendo o mesmo carinho e respeito pelo Santos FC e aos santistas.
Welliton (São Paulo) Emprestado ao Grêmio desde o começo do ano, Welliton foi pouco aproveitado e agora está negociando com outros clubes. Desesperado por reforços, o São Paulo está próximo de um acerto para que ele jogue no Morumbi até o final do ano
Foto: Lucas Uebel / Grêmio FBPA / Divulgação
Antônio Carlos (Botafogo) Reserva no Botafogo, o zagueiro despertou interesse de clubes do exterior, mas foi o São Paulo que conseguiu fechar o acordo
Foto: Rodrigo Gazzanel / Futura Press
Renato Abreu (Santos) Meia foi demitido do Flamengo sem explicação aparente e por isso processou o clube carioca. Depois de negociar com diversos times do Brasil, acertou sua transferência para o Santos
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC / Divulgação
Éverton Costa (Santos) O reserva no Coritiba chegou na Vila Belmiro para reforçar o ataque santista, que não se acertou desde a saída de Neymar
Foto: Felipe Gabriel / Agência Lance
Alex Silva (Boa Esporte) Sem jogar desde março, o zagueiro, que já defendeu a Seleção Brasileira na Olimpíada, virou uma aposta do time mineiro
Foto: Getty Images
Cris (Vasco) Sem espaço no Grêmio de Renato Gaúcho e queimado por sua atuações ruins, Cris reforçará a defesa do Vasco no Campeonato Brasileiro
Foto: Lucas Uebel/Grêmio / Terra
Ayrton (Vitória) Sem espaço no Palmeiras, o lateral direito acertou com o time de Salvador para suprir a saída do jovem Gabriel
Foto: Divulgação
Zé Roberto (Figueirense) "Encostado" no Bahia, mas recebendo um alto salário, o meia-atacante está perto de ir jogar a Série B pelo time catarinense
Foto: Felipe Oliveira/EC Bahia / Divulgação
Alan Santos (Real Madrid B) O jovem meio-campista nem se firmou ainda no time da Vila Belmiro, mas os espanhóis já o observaram e tentaram a contratação por empréstimo. O Santos avalia a negociação
Foto: Djalma Vassão / Gazeta Press
Bergson (Portuguesa) Revelado pelo Grêmio, o atacante tem sido emprestado para diversos clubes e agora vai tentar ajudar a Portuguesa a se recuperar no Campeonato Brasileiro
Foto: Juventude / Divulgação
Ronaldinho (Atlético-MG) O camisa 10 pode trocar o Atlético pelo futebol dos Estados Unidos em 2014, segundo o jornal Folha de S. Paulo. O contrato com a equipe mineira vai apenas até o fim deste ano
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Dátolo (Atlético-MG) O atacante estava encostado no Internacional e vai jogar o Campeonato Brasileiro no Atlético-MG
Foto: Edu Andrade/Fatopress / Gazeta Press
Chicão (Flamengo) Zagueiro encerrou a sua longa passagem pelo Corinthians e acertou com o Flamengo
Foto: Cleber Mendes / Agência Lance
Marco Antônio (Atlético-PR) O jogador estava mal no Grêmio e acertou com o Atlético-PR para a sequência do Campeonato Brasileiro
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação
William Barbio (Bahia) Jogador com contrato com o Vasco, mas que estava no Atlético-GO, Barbio chega a Salvador para reforçar o ataque do Bahia
Foto: Bahia / Terra
Valdivia (Palmeiras) Em boa fase, o chileno teve seu nome ligado a uma transferência ao Flamengo, mas o próprio jogador negou a possibilidade de deixar o Palmeiras
Foto: Fernando Borges / Getty Images
Fernandinho (Atlético-MG) Sem Bernard, o Atlético-MG se movimentou rapidamente para encontrar um outro atacante veloz. O escolhido foi Fernandinho, ex-São Paulo, que estava no Al-Jazira, dos Emirados Árabes
Foto: Terra
Bernard (Atlético-MG) Destaque do time mineiro, o jovem Bernard surgiu como alternativa ao Borussia para substituir Mario Götze, que foi para o Bayern de Munique. No entanto, foi o Shakhtar Donetsk que acertou a contratação do destaque do Atlético-MG
Foto: Ricardo Matsukawa / Gazeta Press
Carlos Alberto (Vasco) No mesmo dia em que o time cruzmaltino apresentou o técnico Dorival Jr., também foi confirmada a dispensa do meia-atacante, que pode voltar ao Fluminense, clube que o revelou
Foto: Wagner Meier/Agif / Gazeta Press
Lúcio (São Paulo) Fora dos planos do técnico Paulo Autuori e encostado, Lúcio deve ser negociado junto a clube do mundo árabe. O zagueiro que ficar no Brasil, o que dificulta o seu desligamento do clube
Foto: Fernando Borges / Terra
Patrick Vieira (Palmeiras) Patrick foi um dos jogadores que estavam sobrando no elenco inchado do Palmeiras. Para ganhar experiência, o jovem meia foi emprestado ao Yokohama F.C., da segunda divisão do Japão, até o final do ano
Foto: Ricardo Matsukawa / Divulgação
Titi (Bahia) Em crise financeira, Bahia deve se desfazer de um de seus destaques para aliviar o caixa. O zagueiro Titi é cotado para defender clube turco não-revelado. Os valores seriam de até R$ 10 milhões - o clube baiano é dono de 30% dos direitos federativos, com 50% de um empresário e 20% do Internacional
Foto: Ricardo Matsukawa / Reprodução
William Arão (Corinthians) Revelado pelo Corinthians, volante foi emprestado à Portuguesa até o final do ano
Foto: Portuguesa/Facebook / Divulgação
André Santos (Flamengo) Depois de ficar emprestado ao Grêmio no começo do ano, o lateral esquerdo foi liberado pelo Arsenal para assinar com o time carioca até 2015. O jogador voltará a trabalhar com Mano Menezes, com quem teve bom desempenho pelo Corinthians em 2009 e 2010
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / AFP
Scocco (Newell's Old Boys) Grande destaque do time argentino na Libertadores, o atacante virou alvo do Santos e do São Paulo, mas o Inter, mesmo com dificuldades na negocição, conseguiu acertar com o jogador
Foto: Vipcomm
Diego Souza (Cruzeiro) O time mineiro confirmou venda de Diego Souza para o Metalist Kharkiv, da Ucrânia, por 6 milhões (cerca de R$ 18 milhões). No clube ele reeditará a dupla com Cleiton Xavier, que fez sucesso no Palmeiras em 2009
Foto: Washington Alves / Divulgação
Willian (Metalist) O atacante ex-Corinthians foi envolvido na negociação da saída de Diego Souza. Ele chegou ao Cruzeiro com otimismo, foi apresentado rapidamente e falou em buscar os títulos do Campeonato Brasileiro e da Copa Libertadores
Foto: Agência Lance
Rhodolfo (São Paulo) O zagueiro tinha virado reserva no clube tricolor e por isso foi emprestado para o Grêmio. O técnico Renato Gaúcho quis a contratação de um jogador para essa posição e rapidamente teve seu pedido atendido pela diretoria
Foto: Getty Images
Fagner (Wolfsburg) O lateral direito deixou São Januário há aproximadamente um ano, mas já voltou da Alemanha, já que o Vasco o repatriou. Fagner assinou contrato até 2016
Foto: Getty Images
Rômulo (Fiorentina) Um dos nomes observados pelo Corinthians para a lateral direita, Rômulo, da Fiorentina, custa oficialmente 5 milhões de euros (quase R$ 15 milhões), mas o clube paulista pretende pagar menos por ele
Foto: Getty Images
Thiago Ribeiro (Cagliari) O atacante é a nova aposta do Santos para reforçar seu ataque. A diretoria acertou a contratação por cerca de R$ 10 milhões, com contrato até 2017
Foto: Getty Images
Maicosuel (Udinese) O meia ex-Botafogo despertou interesse do Santos, mas o time praiano tem tido dificuldades para conseguir a liberanção do clube italiano
Foto: Gazeta Press
Kleber (Palmeiras) Sofrendo com lesões e a falta de gols no Palmeiras, o centroavante não teve seu empréstimo renovado. Agora o Porto busca um novo clube para emprestá-lo e é provável que ele vá jogar no futebol espanhol
Foto: Michel Schincariol / Divulgação
Bressan (Grêmio) Com pouco mais de seis meses atuando pelo Grêmio, o jovem zagueiro já desperta interesse de clubes como Roma e Lazio, mas ainda está longe de acerto
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Agência Lance
Éverton Ribeiro (Cruzeiro) O meia-atacante cruzeirense recebeu propostas de um clube do Catar e do Al-Shabab, da Arábia Saudita. O clube mineiro recusou valores em torno de R$ 24,5 milhões para manter o jogador
Foto: Ramon Bittencourt / Divulgação
Dankler (Botafogo) Sem sorrisos e com semblante sério, o ex-defensor do Vitória foi apresentado oficialmente como novo jogador do Botafogo, com contrato válido até dezembro de 2015
Foto: Vitor Silva/SS Press / Getty Images
Alex (Al-Gharafa) O meia, campeão do mundo pelo Internacional em 2006, acertou sua volta ao Beira-Rio em breve. O clube gaúcho desembolsou 2 milhões de euros (cerca de R$ 5,5 milhões) e assinou contrato de dois anos
Foto: Gazeta Press
João Denoni (Palmeiras) O Oeste acertou o empréstimo do jovem volante, que não tem atuado pela equipe alviverde recentemente
Foto: Fernando Dantas / Getty Images
Rolando (Porto) Especulado como possível reforço do Vasco da Gama para a temporada, Rolando foi reintegrado ao Porto e ainda é disputado também pelo Newcastle, da Inglaterra
Foto: Divulgação
André Lima (Beijing Guoan) O centroavante (esq.) chegou a ser procurado pela Portuguesa, mas foi repatriado pelo Vitória e rapidamente começou a treinar no clube baiano
Foto: Edu Andrade/Grêmio / Divulgação
Burdisso (Boca Juniors) O zagueiro pode sair do clube argentino, que está passando por uma reformulação. O Fluminense está interessado no jogador
Foto: AFP
Patito Rodríguez (Santos) O Santos liberou e o atacante acabou emprestado ao Estudiantes, da Argentina. Sem espaço no clube brasileiro, o jogador ficado no futebol argentino por um ano, com opção de compra por parte do Estudiantes. Ele tem contrato com o Santos até 2016
Foto: Ivan Storti/Santos FC / Terra
Weldinho (Palmeiras) Reserva no Palmeiras, o lateral soube do interesse do Sporting, de Lisboa, avisou que deseja atuar no futebol português e foi confirmado pela equipe europeia
Foto: Ricardo Matsukawa / Photocamera
Monzón (Fluminense) A diretoria tricolor decidiu devolver o jogador ao Lyon para apostar no jovem Ronan como reserva da lateral esquerda
Foto: Ricardo Ayres / Reuters
Samuel (Fluminense) Segundo o jornal espanhol Sport, o jovem atacante acertou com o Espanyol. O clube, no entanto, desistiu da negociação diante da demora do Fluminense em dar resposta - os brasileiros alegam que não receberam contraproposta
Foto: Rossana Fraga / Divulgação
Chumacero (Sport) A diretoria do time confirmou que o volante é o novo reforço para a temporada. Ele foi aprovado nos exames médicos e já vestiu a camisa do time rubro-negro
Foto: Marcela Lima/ Site Oficial do Sport / Getty Images
Bolatti (Inter) Chegou a ficar fora dos planos do Inter e teve negociações especuladas com clubes como Ponte Preta e Portuguesa, mas por fim acabou reintegrado e permaneceu no time gaúcho
Foto: Terra
Juninho Pernambucano (sem clube) O veterano jogador acertou de forma tranquila sua saída do New York Red Bulls após poucos meses. Não demorou para que o Vasco confirmasse seu retorno ao clube
Foto: Futura Press
Cicinho (Ponte Preta) Um dos destaques da boa campanha da Ponte Preta no Campeonato Paulista, o lateral e meio-campista foi procurado por diversas equipes até que acertou sua transferência para o Santos
Foto: Rodrigo Vilela / Terra
Thiago Neves (Fluminense) Com atuações irregulares em 2013, o meio-campista deixou o Fluminense mais uma vez e vai voltar ao Al Hilal, da Arábia Saudita
Foto: Mauro Pimentel / Getty Images
Leandro Damião (Internacional) A especulação que coloca o centroavante colorado no Tottenham é bastante recorrente há algumas janelas de transferência. Desta vez foi o Napoli que partiu para contratar Damião, mas o Inter recusou uma oferta de R$ 52 milhões
Foto: Divulgação
Victor Andrade (Santos) O jovem atacante (dir.) foi observado pelo Barcelona enquanto o time espanhol analisava Neymar. Por isso agora surgiram especulações de que ele também poderia ser contratado pelo time catalão
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC / Terra
Maikon Leite (Palmeiras) Em baixa no Palmeiras, o atacante foi emprestado ao Umm-Salal, do Catar. Mas depois o clube voltou atrás e ele acabou no Náutico
Foto: Ricardo Matsukawa / Agência Lance
Paulo Autuori (Vasco) O treinador oficializou sua saída do Vasco, irritado com a péssima situação financeira do clube. Pouco depois, foi anunciado como novo técnico do São Paulo, que também está em crise
Foto: Bruno de Lima / Agência Lance
Gilberto (Inter) A direção do Inter acertou o empréstimo do atacante, que estava fora dos planos do técnico Dunga, para a Portuguesa
Foto: Divulgação
Cleber (Ponte Preta) Alvo de mercado de clubes brasileiros e de estrangeiros como o Basel, da Suíça, o zagueiro da Ponte acertou com o Corinthians
Foto: Guilherme Dorigatti/Ponte Press / Terra
Cortez (São Paulo) Incluído na lista de negociáveis do São Paulo, o lateral esquerdo acertou sua transferência para a Europa e é jogador do Benfica
Foto: Ricardo Matsukawa / Divulgação
Rafael (Santos) Disputado por times italianos, o goleiro acertou sua ida para o Napoli
Foto: Ricardo Saibun/Santos / Divulgação
Ricardo Berna (Fluminense) Com poucas chances de jogar devido à titularidade absoluta de Diego Cavalieri, o goleiro trocou o Flu pelo Náutico
Foto: Rossana Fraga/Photocamera / Getty Images
Javier Saviola (Málaga) Esteve na mira de clubes brasileiros como Internacional e Santos, o argentino acabou acertando contrato com o Olympiakos, da Grécia, por duas temporadas
Foto: Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Vágner Mancini (sem clube) O técnico chegou para substituir Ricardo Drubscky no Atlético-PR
Foto: Eduardo Amorim / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Douglas Santos (Náutico) Revelação do Náutico e chamado para a Seleção Brasileira por Felipão, o jovem lateral esquerdo foi vendido ao Granada, da Espanha
Foto: Eduardo Amorim / Getty Images
Angulo (Cúcuta-COL) O lateral colombiano é reforço do Bahia para a sequência do Campeonato Brasileiro
Foto: Divulgação
Alan Patrick (Shakhtar Donetsk-UCR) Ex-Santos, o meia Alan Patrick foi contratado pelo Internacional para repor a perda de Fred, que se transferiu para o mesmo clube ucraniano
Foto: Getty Images
Ney Franco (São Paulo) Criticado pela torcida são-paulina, que já chegou a cantar o nome de Muricy Ramalho no Morumbi, o técnico Ney Franco acabou demitido e pode pintar no Santos
Foto: Ricardo Matsukawa / Getty Images
Forlán (Internacional) Um dos destaques do Inter, Forlán tem seu nome especulado em uma possível transferência ao futebol canadense
Foto: Alexandre Lops/Internacional / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Felipe Menezes (Benfica) O meia defendia o Sport e tinha seus direitos presos ao Benfica, de Portugal, mas se transferiu para o Palmeiras. Ele assinou um contrato de três anos de validade
Foto: Eduardo Amorim / Terra
Maurício Ramos (Palmeiras) Titular do Palmeiras, o zagueiro Maurício Ramos se transferiu para o Sharjah, do Catar
Foto: Ricardo Matsukawa / Divulgação
Renato Gaúcho (Grêmio) Dois anos após ser demitido, Renato Gaúcho voltou ao comando do Grêmio
Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA / Divulgação
Wallyson (São Paulo) Dispensado pelo São Paulo após poucas partidas, o atacante Wallyson já treina com o Bahia
Foto: Bahia EC / Gazeta Press
Alan Kardec (Palmeiras) Depois de passagem positiva pelo Santos, o centroavante foi apresentado pelo Palmeiras para reforçar o time na Série B. Seu contrato de empréstimo junto ao Benfica, entretanto, vai até junho de 2014
Foto: Agência Lance
Paulinho (Corinthians) O volante confirmou que trocará o clube paulista pelo Tottenham. Foram pagos R$ 58,2 milhões pelo jogador
Foto: Miguel Schincariol / Brisa Comunicação e Arte - Especial para o Terra
Cicinho (Sport) Um dos destaques do São Paulo campeão mundial em 2005, Cicinho disputou a última temporada pelo Sport, mas já anunciou que não vai seguir na Ilha do Retiro. O lateral direito apareceu como opção para Santos e Flamengo e acertou com o Sivasspor, time turco treinado por Roberto Carlos.
Foto: Eduardo Amorim / Getty Images
Júlio Baptista (Málaga-ESP) O meia-atacante foi elogiado pelo técnico Dunga, do Internacional, e passou a figurar na lista de possíveis reforços colorados para 2013. Depois, afirmou à imprensa espanhola que pretendia permanecer no Málaga. Por fim, acertou com o Cruzeiro
Foto: Gazeta Press
Vanderlei Luxemburgo (Grêmio) O técnico não resistiu à pressão pela eliminação na Copa Libertadores e foi demitido da equipe tricolor. Assumiu o Fluminense após a demissão de Abel Braga
Foto: Guilherme Dionizio / Getty Images
Mena (Universidad de Chile) Lateral esquerdo da seleção chilena, Eugenio Mena foi contratado pelo Santos por empréstimo, e deve ser adquirido em definitivo em 2014
Foto: Divulgação
Miralles (Santos) Com seu espaço reduzido no elenco santista, o atacante argentino negociou seu retorno ao Colo Colo, do Chile, mas acabou vendido ao Atlante, do México
Foto: Ricardo Saibun/Santos FC / Agência Lance
Fellype Gabriel (Botafogo) Um dos pilares da equipe de Oswaldo de Oliveira, o meia-atacante acertou transferência para um time do Oriente Médio. Fellype vai jogar pelo Sharjah, dos Emirados Árabes Unidos
Foto: Paulo Sergio / Getty Images
Rodrigo Moledo (Internacional) Revelação colorada e titular no time de Dunga do primeiro semestre, o zagueiro foi apresentado pelo Metalist, da Ucrânia, e se tornou mais um brasileiro no leste europeu
Foto: Gazeta Press
Fred (Internacional) O jovem meio-campista do Inter se tornou mais um da legião brasileira do Shakhtar Donetsk, time ucraniano que já tem nomes como Taison, Douglas Costa e Luiz Adriano
Foto: Felipe Oliveira/Agif / Getty Images
Raul Iberbia (Estudiantes) O lateral esquerdo deixou a equipe argentina para se tornar o novo reforço do Coritiba para o Campeonato Brasileiro
Foto: Getty Images
Adriano (sem clube) Parado há mais de um ano, desde que foi dispensado do Corinthians por indisciplina, o ex-centroavante da Seleção chegou a ser anunciado pelo Internacional, mas o clube gaúcho desistiu da contratação depois dos testes físicos do atleta
Foto: Gazeta Press
Dória (Botafogo) O jovem zagueiro, revelação do time alvinegro, seria alvo do Barcelona, de acordo com o jornal catalão "Sport". Dória também está na mira do Cruzeiro
Foto: Fábio Castro/Agif / Gazeta Press
Mendieta (Libertad) O meio-campista paraguaio foi apresentado pelo Palmeiras como reforço para a sequência da Série B
Foto: Sergio Barzaghi / Terra
Giovani (Corinthians) Promessa da base corintiana, o jovem meio-campista foi emprestado à Ponte Preta
Foto: Marcelo Pereira / Getty Images
Lucho Figueroa (Panathinaikos) Após passagem rápida no futebol grego, o centroavante, ex-seleção argentina, vai defender o Náutico no Brasileiro
Foto: Getty Images
Fernando (Grêmio) O volante gremista, convocado para a Seleção Brasileira que disputa a Copa das Confederações, vai reforçar o Shakhtar Donestk, da Ucrânia
Foto: Getty Images
Cristian Riveros (Kayserispor-TUR) Volante da seleção paraguaia, o jogador de 30 anos chega ao Grêmio para substituir Fernando, que está sendo negociado para a Ucrânia
Foto: Getty Images
Wellington Paulista (West Ham United-ING) Após empréstimo sem brilho pela Inglaterra, o atacante foi cedido pelo Cruzeiro ao Criciúma para a disputa do Campeonato Brasileiro
Foto: Terra
Wellington Nem (Fluminense) Depois de ir para o banco do Flu, o atacante Wellington Nem acertou sua ida ao Shakhtar Donetsk por 9 milhões de euros (cerca de R$ 24 milhões)
Foto: Getty Images
Morais (Criciúma) O meia Morais, ex-Corinthians e Vasco, é reforço do Criciúma para a disputa do Campeonato Brasileiro
Foto: Divulgação
Neto Berola (Atlético-MG) Com pouco espaço no Atlético-MG, o atacante Neto Berola pode ser o novo reforço do Coritiba
Foto: Bruno Cantini/Atlético-MG / Futura Press
Luís Ricardo (Portuguesa) Um dos principais jogadores da Portuguesa na disputa da Série A2 do Campeonato Paulista, o lateral direito Luís Ricardo poderia ir para o Palmeiras. O jogador também já despertou o interesse do Flamengo, mas permaneceu no Canindé
Foto: Leandro Martins / Terra
Ayrton (Palmeiras) Além de Maikon Leite e Maurício Ramos, Ayrton, chegou a ser cotado para integrar um "pacotão" de reforços da Portuguesa. O jogador recusou a transferência e permaneceu no clube, mas acabou fora do time titular
Foto: Ricardo Matsukawa / Getty Images
Reginaldo (Siena-ITA) O atacante brasileiro Reginaldo, que defendeu o italiano Siena, foi oferecido ao Vasco, que aceitou e fechou a negociação
Foto: Terra
André (Santos) A segunda passagem de André pelo Santos não foi tão vitoriosa quanto a primeira, que contou com título da Copa do Brasil. Com contrato com o Atlético-MG, o centroavante acabou emprestado para o Vasco.
Foto: Ricardo Matsukawa / Getty Images
Rio Ferdinand (Manchester United-ING) O Flamengo sonhou, mas não conseguiu: aos 34 anos, o zagueiro anunciou a renovação de contrato por mais uma temporada com o atual campeão inglês
Foto: Getty Images
Hélton (Porto-POR) No Porto desde 2005, o goleiro Hélton estaria nos planos do Vasco, que perdeu Fernando Prass para o Palmeiras no final da última temporada. O jogador, porém, já avisou que fica no futebol português até o meio de 2014.
Foto: Terra
Henrique (Palmeiras) Um dos principais jogadores do elenco do Palmeiras, o zagueiro foi cotado no Cruzeiro e no Grêmio; no entanto, o torcedor palmeirense deve contar com o defensor durante a Série B do Campeonato Brasileiro
Foto: Ricardo Matsukawa / Getty Images
Cachito Ramírez (Ponte Preta) Ramírez seguiu para a Ponte Preta por empréstimo por ter pouco espaço no Corinthians. Entretanto, as possíveis saídas de Ralf e Paulinho podem impulsionar o retorno do peruano ao Parque São Jorge.
Foto: Hélio Suenaga / Getty Images
Clemente Rodríguez (São Paulo) O argentino ex-Boca Juniors é a aposta são-paulina para colocar fim a um pesadelo de anos sem um lateral direito confiável
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra
Riveros (Grêmio) Riveros foi contratado ainda antes da parada do Brasileiro e é uma das apostas gremistas