Santos confirma "socorro" a agente por Vargas e usa Mena para atrair chileno
O presidente em exercício do Santos, Odílio Rodrigues, confirmou que o clube recorreu ao empresário Paulo Afonso para tentar avançar nas negociações com o chileno Eduardo Vargas, do Grêmio. O dirigente ainda admitiu que o lateral esquerdo Eugenio Mena também tentar ajudar nas tratativas, convencendo o atacante a aceitar uma possível transferência. Vargas já buscou informações sobre o clube com o companheiro de seleção.
"(O Vargas) está no perfil do que queremos para 2014. Se vai fechar eu já não sei", disse o dirigente. "Ele (Paulo Afonso) tem bom trânsito lá dentro (do Napoli), já conversamos com ele. Falamos que gostaríamos de contar com o jogador, agora não sei se vai conseguir", completou.
O Terra noticiou no último dia 12 que para tentar avançar no plano de contar com o atacante para 2014, a diretoria havia incumbido o agente de negociar diretamente com o Napoli, da Itália, clube do jogador. O empresário possui influência no mercado italiano e foi na última janela de transferências o responsável por levar o goleiro Rafael ao próprio Napoli.
Vargas recebe cerca de R$ 400 mil mensais e não permanecerá no Grêmio. A estratégia inicial é insistir pelo seu empréstimo. Dirigentes santistas acreditam que podem convencer o Napoli a ceder já que lhes deram preferência na venda de Rafael por cerca de 5 milhões de euros (R$ 15 milhões à época). Caso não consigam, podem recorrer à Teisa, grupo de investidores formados por conselheiros influentes do clube e empresários, que desejam retomar investimentos.
O clube também aposta na influência de Mena, seu ex-companheiro na Universidad de Chile e com quem mantém frequentes contatos na seleção.
"(O Mena) ajuda (na negociação) porque o jogador pergunta. O Vargas já perguntou para o Mena sobre o Santos", revelou Odílio.
Após anunciar que o técnico Claudinei Oliveira não permanecerá após o término do Campeonato Brasileiro, o Comitê Gestor já definiu os nomes que devem deixar o clube na próxima temporada, encabeçada por veteranos, e espera com a "faxina" no elenco conseguir reservar até 1,5 milhão mensais em sua folha salarial para bancar a contratação de três jogadores renomados. Vargas é um dos nomes.