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Santos confirma "socorro" à TV e diz que cota antecipada não breca reforços

1 nov 2013 - 07h00
(atualizado às 07h00)
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<p>Santos não conseguirá fechar suas contas no azul mesmo com a venda de Neymar; falta de patrocínio master pesou em 2013</p>
Santos não conseguirá fechar suas contas no azul mesmo com a venda de Neymar; falta de patrocínio master pesou em 2013
Foto: Ricardo Matsukawa / Terra

O Santos confirmou que recorreu a antecipação de parte da cota televisiva do Campeonato Brasileiro de 2014 para não fechar a atual temporada no "vermelho". O promotor Francisco Cembranelli, membro influente do Comitê Gestor, explicou que o clube aguarda resposta da Rede Globo, detentora dos direitos de transmissão da competição, e amenizou o pedido alegando ser uma prática recorrente dos clubes brasileiros e que não engessará o Santos para a contratação de reforços.

"Antes, é importante dizer que todos os clubes fazem isso, pois tratam o Santos como se ele fosse diferente. Teve um clube de São Paulo que já esgotou todo o dinheiro do ano que vem. O Santos pediu (a antecipação da cota televisiva), mas isso ainda vai ser formalizado. Ficamos sem o patrocínio principal (master), então é uma solicitação para fecharmos as contas. Somos bons pagadores, mantemos tudo em dia, sem atrasos, e isso (antecipação) será efetivado mais adiante", disse.

O clube alvinegro ainda aguarda o sinal verde da Globo, mas deve conseguir a liberação de 30% do montante para fechar suas contas. "Não sabemos o percentual, pois o ano está em curso, ainda", explicou Cembranelli, que ainda garante que o clube não sofre com atrasos salariais: "os jogadores receberam em dia. Não há motivo para alarde ou desconfiança".

Além de antecipar parte do montante referente a cota televisiva, o Santos procura por parceiros no mercado para reforçar a equipe. A Teisa, grupo de investimento formado por empresários e conselheiros influentes do clube, surge como a principal opção momentânea.

"A antecipação de cotas será feita porque o Santos tem necessidade de saldar compromissos, mas se tivéssemos um patrocínio, não falaríamos disso. Vamos buscar reforçar o time no que ele precisar. Não vamos comprometer esses reforços com a necessidade de saldar compromissos", assegurou. "Precisamos trazer reforços e voltar as cabeças dos campeonatos".

Apesar de ter arrecadado com as vendas de Neymar para o Barcelona, da Espanha, além do goleiro Rafael para o Napoli e o meia Felipe Anderson para a Lazio, ambos da Itália, o clube sofreu prejuízo por não ter conseguido fechar um patrocinador máster para a sua camisa. Durante a temporada, o departamento de marketing, recentemente reformulado, fechou alguns acordos pontuais, mas não conseguiu contrato definitivo. Cembranelli crê que o prejuízo gire entre R$ 20 milhões a R$ 25 milhões. O valor do déficit do Santos, no entanto, é mantido sob sigilo.

Em 2012, o clube fechou as suas contas no azul graças a bonificação de cerca de R$ 30 milhões que recebeu pela renovação de contrato com a Rede Globo.

Fonte: K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME K.R.C.DE MELO & CIA. LTDA – ME
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