Um fã de Pelé fora das quatro linhas: veja quem foi o primeiro torcedor a entrar no velório do Rei
O velório de Pelé começou nesta segunda-feira, na Vila Belmiro. Pessoas do mundo inteiro comparecerem ao estádio. A fila começou a ser formada ainda no domingo e quem puxou foi Emílio Carmo de Lima, de 58 anos, que chegou ao local com uma foto da neta, outra da já falecida mãe e, por fim, uma do ex-camisa 10 em campo.
O morador de São Paulo chegou às 12 horas (de Brasília) do dia anterior ao evento e teve a honra de ser o primeiro a se despedir do Rei, que, na sua visão, "representa tudo". A primeira lembrança que vem à mente do torcedor do Santos não é um gol histórico ou algum dos diversos títulos conquistas pelo camisa 10, e sim o amor pelas crianças.
"O Pelé representa tudo para o mundo inteiro. Quem não conhece o Pelé? Eu lembro de uma coisa que ele falou a vida inteira. 'Quem cuida das crianças? As crianças são o futuro do Brasil. A gente só vai lembrar da criança quando passa aperto? Quando nosso país que é rico e eu tenho que perguntar pro meu filho o que ele vai comer e não tem o que comer'. O Pelé falou isso", disse o avô da recém-nascida Elloa.
"Lembrar do Pelé só agora? Não é isso. Ele falou uma coisa que vai estar no coração de todos que é cuidar das crianças que é o futuro do Brasil'. Por isso que hoje, estou com minha netinha aqui, eu vou guardar para o resto da vida. Um dia poder falar para ela que fui na despedida do Rei. A mente dele nunca vai estar longe de ninguém", completou.
Já dentro das quatro linhas, Emílio não esquece do dia em que viu Pelé de perto. Foi em um clássico contra o Palmeiras, no Pacaembu, no dia 11 de abril de 1964, pela ida da semifinal da Taça Brasil. Na ocasião, o Santos venceu por 3 a 2, com um tento do ex-atacante.
"Eu fui uma vez ver um Santos x Palmeiras, eu tinha seis anos de idade. Não esqueço porque aquela lembrança veio para mim. Um gol do Pelé e um do Ademir Da Guia. Não tem como esquecer. Você vai esquecer do Leivinha, do Rivelino?… Nunca", relembrou.
Emílio foi o primeiro de milhares de torcedores que já foram se despedir de Pelé. O velório segue até às 10 horas (de Brasília) desta terça-feira, quando o corpo será cortejado pelas ruas da cidade de Santos antes de ser sepultado.
Maior ídolo da história do Santos, Pelé morreu no dia 29 de dezembro de 2022, aos 82 anos, após complicações de um câncer no cólon. O ex-jogador lutava contra o tumor desde setembro de 2021, quando passou por uma cirurgia para sua retirada e estava se tratando no Hospital Albert Einstein, em São Paulo.
Pelé vestiu a camisa do Peixe por 18 anos. Foram 1116 apresentações com 1091 gols marcados. Ao longo de toda carreira, foram 1365 partidas e 1282 bolas na rede.