São Caetano é campeão de ginástica artística nos Jogos Abertos
Nesta sexta-feira, foi realizada a competição da ginástica artística masculina nos Jogos Abertos do Interior, competição disputada em Bauru (SP), e, liderada por Arthur Zanetti, São Caetano ficou com o título do torneio. O campeão olímpico nas argolas conquistou duas medalhas de ouro, no solo (14.800) e no salto (15.400) e, assim, a cidade do Grande ABC somou 335,900 pontos totais, ganhando 21 das 24 medalhas possíveis, e ficou com o caneco. Em segundo lugar veio São José dos Campos (299,050), com Sorocaba (270,400) terminando em terceiro.
Marcos Goto, técnico de São Caetano, não escalou Zanetti para competir nas argolas, mas mesmo assim o ginasta conseguiu ter um desempenho muito bom. Na ginástica feminina, a mesma dobradinha com São Caetano e São José se repetiu.
"No solo, fiz minha série mesmo, sem simplificar nada. E gostei, achei que a série foi muito boa. No salto, fiz o meu primeiro mesmo e foi bom. Fiz o segundo um pouco mais básico e ele não foi tão bom quanto o primeiro. Mas valeu porque ganhamos em equipe, com São José em segundo", disse Arthur Zanetti, medalhista de ouro em Londres-12 e atleta da Sociedade Esportiva e Recreativa Santa Maria.
Arthur embarca para a Europa nesta terça-feira, para as duas últimas competições do ano: a etapa da Copa do Mundo de Ostrava, no fim do mês, e uma competição por equipes em dezembro, em Stuttgart, na Alemanha. O principal desafio do ginasta antes das férias será tentar fechar 2012, um ano especial na carreira, no topo do ranking mundial nas argolas. Consideradas seis das sete competições que contam pontos para o ranking, Arthur é o líder, com 115 pontos, com o grego Eleftherios Petrounias em segundo (110 pontos) e o holandês Iury van Gelder em terceiro (72).
Goto saiu satisfeito com sua equipe. "Fomos bem. O Arthur ganhou dois ouros e tivemos três ginastas entre os primeiros no individual e no geral, o Francisco (Barreto Jr.), o Henrique (Medina Flores) e o Lucas Bitencourt", frisou.
O maior medalhista da tarde foi Francisco Barreto Jr., que faturou quatro ouros e duas pratas.
Também nesta sexta-feira, no vôlei feminino, a equipe de Osasco perdeu sua primeira partida nos Jogos Abertos do Interior. Após estreia vitoriosa, o time comandado pelo técnico Luizomar de Moura foi derrotado pelo São Bernardo por 3 sets a 2, com parciais de 23/25, 25/21, 18/25, 30/28 e 15/13, em jogo disputado no Ginásio Panela de Pressão.
Apesar do revés, o destaque da partida e maior pontuadora foi a oposta Ivna, com 31 pontos. Mesmo com a derrota, Luizomar destacou os pontos positivos e faz uma análise do desempenho de Osasco, um combinado entre Bradesco Esportes e jogadoras do Sollys/Nestlé.
"O jogo transcorreu com bastante equilíbrio do início ao fim e foi decidido somente nos detalhes. Lógico que ficamos tristes pela derrota, mas uma partida deste tipo é importante para o amadurecimento das atletas. Nosso objetivo nesses Jogos Abertos é dar rodagem e experiência para as jogadoras que pertencem ao Sollys/Nestlé e conhecer novos talentos do projeto do Bradesco Esportes e estamos conseguindo cumprir esta meta", confessou o comandante. "A Ivna fez 31 pontos e está assumindo um papel importante para a sequência da temporada. Além disso, nossas ponteiras mantiveram o nível da linha de passe das titulares do Sollys e deixaram a Karine com o passe na mão o tempo inteiro", avaliou.
Com uma vitória e uma derrota, Osasco precisa vencer Araraquara, neste sábado, às 11h, para garantir vaga na decisão dos Jogos Abertos. Além de Ivna, que fez 31 pontos, a ponteira Gabi contribuiu com 19, a central Dani Suco somou 15 e a ponteira Samara fez 14. Durante o confronto, Luizomar colocou em quadra as jovens Juma e Sonaly, respectivamente, levantadora e oposta, ambas do projeto Bradesco Esportes.
No vôlei feminino sub-21, a equipe de São José dos Campos sagrou-se campeã, ao derrotar Piracicaba pelo placar de 3 sets a 0 (25/19, 25/17 e 25/14). Assim, Piracicaba terminou com a prata e São José do Rio Preto, que superou Americana por 3 sets a 1, terminou com o bronze.
No futebol masculino sub-21, os primeiro classificados para a segunda fase foram definidos na manhã desta sexta-feira. Pelo Grupo A, Sorocaba folgou nesta rodada, mas já havia garantido a classificação. Assim, São Caetano e Guarulhos brigaram pela segunda vaga da chave e ela ficou com Guarulhos, que avançou após realização de sorteio, já que ficou em um empate por 1 a 1 com a equipe da cidade do Grande ABC e estava igual em todos os critérios de desempate.
No grupo B, São Bernardo e Ribeirão Preto se enfrentaram, ambos já classificados, e, com o empate em 1 a 1, com gols de André Baratella para Ribeirão Preto e Jhonatan, para o time do ABC Paulista, São Caetano fechou na ponta da chave.
Bauru e São José do Rio Preto também avançaram. Os donos da casa bateram Marília por 1 a 0, com gol de Nilo, e fecharam a primeira fase na liderança do grupo D, com Pindamonhangaba em segundo.
Já São José do Rio Preto derrotou Santana de Parnaíba, também por 1 a 0, com gol de Brian, e fechou em segundo no Grupo C, com São José dos Campos na ponta.