Script = https://s1.trrsf.com/update-1731009289/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Alto aproveitamento e promoções à equipe principal: o caminho de Alex no sub-20 do São Paulo

29 out 2022 - 05h10
Compartilhar
Exibir comentários

Ao se aposentar dos gramados, Alex de Souza iniciou seu caminho como treinador de futebol. Seu primeiro trabalho, no sub-20 do São Paulo, chegou ao fim na última sexta-feira, um dia após a eliminação da equipe no Paulista da categoria, para o Corinthians.

A decisão, porém, partiu dele e muito antes disso. Desde o meio do ano a diretoria tricolor já sabia que o desejo do ex-meia era seguir outros rumos. Belletti deve ser anunciado em breve como o novo comandante são-paulino.

Como jogador, Alex atuou e fez história por onde passou, vestindo as cores de Coritiba, Palmeiras, Cruzeiro e Fenerbahçe, da Turquia, principalmente, com uma série de títulos conquistados, entre eles uma Libertadores (1999), uma Mercosul (1998), duas Copas do Brasil (1998 e 2003), duas Copas América (1999 e 2004) e um Brasileiro (2003).

Alex chegou ao sub-20 do São Paulo em abril de 2021, depois de muitos estudos na nova função. Em seu primeiro trabalho, alcançou quase 65% de aproveitamento: foram 88 jogos, divididos em 51 vitórias, 18 empates e 19 derrotas.

Em sua primeira temporada, o treinador comandou a equipe ao vice-campeonato brasileiro da categoria. Na primeira fase, o São Paulo ficou na quarta posição da tabela, com 34 pontos conquistados, e eliminou Athletico-PR e Flamengo para chegar até a decisão, quando perdeu para o Internacional (2 a 0 e 1 a 1).

Neste ano, o Tricolor chegou até a semifinal da Copinha e do Campeonato Paulista, além de parar nas quartas de final do Brasileiro sub-20. Na última quinta, ficou nas semis do Estadual pelo agregado de 5 a 3 com o Corinthians.

Em outro objetivo óbvio das categorias de base, Alex auxiliou na formação de algumas jóias, além de contribuir com a promoção de jogadores ao time principal, casos de Moreira, Pablo Maia, Caio e Beraldo, por exemplo.

Moreira soma 11 jogos pelo profissional, com um gol marcado e duas assistências, enquanto Pablo Maia tem 57 jogos, dois gols e uma assistência. Lucas Beraldo soma quatro participações e Caio tem dois jogos e um gol - o atacante sofreu uma lesão ligamentar no joelho e passou por cirurgia.

Agora, Alex se volta para outros compromissos na carreira, ainda não divulgados pelo ex-meia. Belleti, pentacampeão do mundo, tem o curso de Licença Pro da CBF e já exerceu a função de auxiliar técnico do Cruzeiro em 2021, trabalhando com Vanderlei Luxemburgo, depois de também ter trabalhado nos bastidores, como diretor de negócios internacionais.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade