Como Zubeldía pode melhorar o desempenho do São Paulo na reta final de 2024
O ano de 2024 começou muito bem para o São Paulo. Em fevereiro, o Tricolor venceu o Palmeiras e conquistou a Supercopa do Brasil, mas acabou eliminado nas quartas de final do Paulistão. Com a chegada de Luiz Zubeldía, o elenco engrenou. Porém, na reta final da temporada, o time só disputa o Campeonato Brasileiro. […]
O ano de 2024 começou muito bem para o São Paulo. Em fevereiro, o Tricolor venceu o Palmeiras e conquistou a Supercopa do Brasil, mas acabou eliminado nas quartas de final do Paulistão. Com a chegada de Luiz Zubeldía, o elenco engrenou. Porém, na reta final da temporada, o time só disputa o Campeonato Brasileiro. Afinal, como o treinador pode melhorar as atuações daqui para frente?
O elenco são-paulino foi eliminado nas quartas de final da Libertadores e Copa do Brasil para o Botafogo e Atlético Mineiro, respectivamente. No estadual, o Novorizontino despachou o Tricolor após vencer a disputa de pênaltis.
De janeiro a abril, o elenco do São Paulo trabalhou com o esquema de Thiago Carpini. Venceu a Supercopa, mas perdeu o Campeonato Paulista com performances que deixaram a desejar. Então, a derrota para o Flamengo logo no início do Brasileirão fez com que o treinador fosse desligado do cargo. A diretoria agiu rápido e trouxe Zubeldía.
Quando o argentino assumiu o comando, o São Paulo se tornou um time bem diferente do que o torcedor estava acostumado a acompanhar. Um grupo de jogadores com energia e confiança, que tinha forças para reagir. O treinador atingiu a marca de 13 partidas sem perder, mas a perdeu em julho, na derrota para o Cuiabá, em casa.
Então, na metade da temporada, tudo começou a dar errado. Lesões, jogadores suspensos e até o próprio treinador, fora da escalação pelo acúmulo de cartões, prejudicaram o grupo. Desde então, é nítida a queda no rendimento do São Paulo de Zubeldía.
A eliminação na Copa do Brasil e Libertadores fez o Tricolor ascender o alerta. Alguns torcedores pedem a saída de Zubeldía, enquanto outros querem a permanência do argentino para dar continuidade ao trabalho.
Para reverter a situação, o técnico terá que focar no ataque, já que o setor ofensivo não vive o seu melhor momento. Nos últimos 10 jogos, por exemplo, o time balançou as redes apenas oito vezes, enquanto sofreu 11. Calleri, Lucas Moura e Luciano são peças chaves do esquadrão, e que certamente precisam de atenção extra.
No Brasileirão, o São Paulo soma 38 marcações e 32 sofridos, sendo Luciano o seu artilheiro, com oito marcações. De 29 jogos, teve apenas 10 sem sofrer gols, outro alerta a ser notado pelo técnico.
Entretanto, apostar em jovens da base também pode ser uma boa opção, como William Gomes. O grupo precisa manter a consistência, uma vez que sofre para segurar o resultado e, quando tem que ir atrás da vitória, sofre demais.
Próximo jogo do São Paulo
O São Paulo volta a jogar na quarta-feira, 16 de outubro, contra o Vasco, pela 30ª rodada do Campeonato Brasileiro. A bola vai rolar no Estádio Brinco de Ouro, em Campinas, às 21h45 (de Brasília), com transmissão da TV Globo ao vivo.
De um lado, uma equipe que briga pela permanência no G6, enquanto do outro um time que é forte candidato ao título brasileiro.