Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Multa milionária, passado no rival e cavadinhas: quem é Ryan Francisco, destaque do São Paulo na Copinha?

Atacante tem oito gols em 10 jogos na competição

22 jan 2025 - 21h18
(atualizado às 23h11)
Compartilhar
Exibir comentários
Ryan Francisco, do São Paulo, comemora gol
Ryan Francisco, do São Paulo, comemora gol
Foto: Guilherme Veiga/São Paulo FC

Ryan Francisco, de 18 anos, é o destaque da campanha finalista do São Paulo na Copinha. Não apenas pelos 10 gols em oito jogos na competição, como também pela frieza e personalidade mostrada ao converter dois pênaltis com cavadinha nos minutos finais da semifinal contra o Criciúma na noite de terça-feira, 21.

A ‘coragem’ do atacante colocou o Tricolor Paulista na final do torneio da base mais famoso do Brasil. A decisão será contra o Corinthians no próximo sábado, 25, às 10h.

Até aqui, Ryan é o artilheiro da competição. O talento da promessa, porém, vai muito além de bola na rede. “Acho que do jeito que eu jogo poucos centroavantes jogam. Sou um centroavante muito móvel, que gosta de sair para jogar”, disse ao se definir após a classificação.

Antes da Copinha, a revelação do MorumBis já havia chamado a atenção em outras competições. Entre 2023 e 2024, ele balançou as redes 80 vezes em 94 partidas. O destaque ficou por conta dos dois gols na virada para 3 a 2 sobre o Palmeiras na final da Copa do Brasil sub-20.

Partidas na equipe principal

As atuações nas categorias de base levaram Ryan a chamar a atenção dos torcedores tricolores e da comissão técnica do time de Luis Zubeldía. Em dezembro do ano passado, na última rodada do Brasileirão, o garoto entrou em campo nos últimos minutos da derrota por 2 a 1 para o Botafogo, no Estádio Nilton Santos.

A primeira vez como titular, porém, aconteceu nesta semana em meio à disputa da Copinha. Com o elenco principal ainda nos Estados Unidos para a FC Series, o centroavante foi acionado junto a outros garotos para entrar em campo contra o Botafogo-SP, pelo Paulistão. 

Ídolos dentro de campo

Após a histórica atuação com dois gols de cavadinha na virada sobre o Criciúma, Ryan citou dois nomes ao ser questionado sobre inspirações na história do São Paulo.

“O São Paulo teve muitos ídolos. Luis Fabiano, Calleri. Mas sigo trabalhando firme, pensando no que é bom pro São Paulo”, falou à Cazé TV.

Passado no rival e companheiro badalado

Ainda construindo sua história com a camisa do São Paulo, Ryan tem um breve passado em um rival. O atacante jogou na mesma geração que Endrick e Luis Guilherme no Palmeiras, mas deixou o clube devido às poucas chances. 

Do rival, o garoto foi para o SKA Brasil, clube presidido pelo pentacampeão Edmílson. Passou dois anos no clube de Santa do Parnaíba (SP) antes de se juntar ao Tricolor Paulista, em 2022.

Multa milionária

Com as atuações de Ryan nas categorias de base, o São Paulo tratou de renovar o vínculo com a promessa para evitar o assédio de clubes estrangeiros e, claro, lucrar em uma possível saída.

Recentemente, o centroavante teve contrato renovado até agosto de 2028. Quem quiser tirá-lo do MorumBis terá que arcar com a multa rescisória de 60 milhões de euros (R$ 372 milhões).

Craque fora da final

Apesar dos gols que ajudaram o Tricolor a chegar na final contra o Corinthians, Ryan não estará na final da Copinha no próximo sábado. A ausência acontece devido à suspensão pelo segundo cartão amarelo ao longo da competição. 

Por meio do X - antigo Twitter -, o atleta mostrou descontentamento com a advertência recebida: “Não pegou, professor”, escreveu ao lado de um emoji de um rosto triste.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade