No 'Z4 dos visitantes', São Paulo venceu apenas nove jogos fora de casa nos últimos três Brasileirões
Jogar fora de casa tem sido um drama para o time de Dorival Júnior
Além de distanciar o São Paulo da zona de classificação para a Libertadores de 2024, a derrota por 2 a 1 para o América-MG escancarou a dificuldade do Tricolor em atuar fora de casa no Brasileirão. Tal fato, no entanto, não é exclusividade dessa temporada, segundo levantamento feito pelo perfil do Twitter 'SPFC Estatísticas'.
Dados apontam que o Tricolor venceu apenas nove jogos como visitante pelo campeonato nacional nos últimos três anos. Ao longo deste período, foram disputadas 48 partidas. Em outras palavras, o clube do Morumbi venceu cerca de 18% dos jogos disputados no campo adversário.
Para efeito de comparação, apenas no campeonato de 2020, que o São Paulo brigou pelo título, foram oito vitórias longe do Morumbi, uma a menos que o total dos últimos três Brasileirões.
Vale destacar também que nenhuma dessas nove vitórias conquistadas nos últimos três anos foi sob o comando de Dorival Júnior: foram três triunfos sob o comando de Hernán Crespo, em 2021, e seis com Rogério Ceni, entre 2021 e 2022.
No Brasileirão deste ano, o São Paulo ainda não venceu. Em 10 jogos longe do Morumbi, o Tricolor voltou para casa com cinco empates e cinco derrotas. Este rendimento coloca do time de Dorival no 'Z4 dos visitantes', como o 3º pior visitante da competição.
A comparação com o rendimento do time no Morumbi acaba se tornando inevitável: o São Paulo é o sexto melhor mandante do Brasileirão, com apenas duas derrotas em 11 jogos, além de sete vitórias e dois empates.
Na entrevista coletiva, Dorival revelou que ainda procura os motivos para a diferença no rendimento da equipe jogando fora e em casa. O técnico afirmou que o São Paulo está preparado para vencer em qualquer condição que se apresente, mas algumas 'situações isoladas' estão impedindo o time de vencer mais jogos fora de casa.