Script = https://s1.trrsf.com/update-1731945833/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

O que é bean bag, munição da polícia que matou torcedor do São Paulo

Três "bean bags" foram encontrados perto do Estádio do Morumbi e apreendidos pela perícia para saber se foram utilizadas pela PM

28 set 2023 - 17h54
(atualizado às 22h45)
Compartilhar
Exibir comentários
Foto: Reprodução/Redes Sociais

A Polícia Civil confirmou que o torcedor do São Paulo, Rafael dos Santos Tercilio Garcia, de 32 anos, morreu após ser atingido na cabeça por uma bala conhecida como bean bag, um tipo de munição usada pela Polícia Militar como alternativa às balas de borracha. Mas como funcionam esses artefatos? São menos letais? 

"Beans bags", que na tradução livre significa "sacos de feijão", são pequenas esferas de chumbo envoltas por plástico que ficam dentro de sacos de tecido sintético. Os saquinhos são acondicionados em cartuchos e disparados por armas de fogo para atingir um alvo.  São consideradas pela Polícia Militar como munições de "menor potencial ofensivo". 

Não é o que diz um estudo da Condor Tecnologias Não Letais. De acordo com a empresa brasileira da indústria bélica, "munições do modelo bean bag existentes no mercado [...] apresentam um alto risco a vida devido à combinação de seu projétil de peso elevado e alcance efetivo curto, que acaba por gerar densidade de energia extremamente alta". 

Uma densidade de energia que, segundo o estudo, 'aumenta consideravelmente a probabilidade de causar danos críticos a órgãos internos e até fraturas ósseas'.  A Condor também destaca o grave risco de 'laceração da pele após um disparo, permitindo que as esferas de chumbo penetrem no corpo, potencializando riscos de lesões'. 

Quem é Marcelle Decothé, demitida após criticar torcida do São Paulo Quem é Marcelle Decothé, demitida após criticar torcida do São Paulo

Entenda o caso

Garcia tinha deficiência auditiva e fazia parte da ala inclusiva "Surdos e Mudos tricolores" da torcida organizada Independente Tricolor.  Ele comemorava com os amigos o título da Copa do Brasil nas proximidades do estádio do Morumbi, localizado na Zona Oeste de São Paulo, na noite do último domingo, 24, quando foi atingido na cabeça por uma bala. 

O torcedor chegou a ser levado de ambulância ao Hospital do Campo Limpo, mas não resistiu aos ferimentos. Três "bean bags" foram encontrados perto do local em que Garcia foi atingido e apreendidos pela perícia para saber se foram utilizados pela PM. 

Por meio de nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública), confirmou que bean bags foram usadas durante ação de PMs para conter o tumulto com torcedores.  "Na ocasião, os policiais militares realizaram ações de controle de multidão com uso de munições de menor potencial ofensivo como bean bags, elastômero e jatos de água", disse a secretaria.

Fonte: Redação Terra
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade