PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

Quem é Everton Felipe, ex-São Paulo que se aposentou aos 26 anos e desabafou emocionado

Ex-jogador publicou vídeo em que anuncia a aposentadoria precoce; atleta sofre com lesão no joelho

6 jun 2024 - 13h58
(atualizado às 14h22)
Compartilhar
Exibir comentários

Nesta quarta-feira, um relato emocionado de um ex-jogador do São Paulo comoveu a comunidade do futebol. Everton Felipe, revelado há uma década pelo Sport, anunciou, por meio de um vídeo nas redes sociais, sua aposentadoria aos 26 anos. O jogador culpa as dores que sente no joelho, consequência de uma lesão ainda em tratamento, pela parada precoce no esporte.

Everton Felipe anunciou aposentadoria, consequência de lesões, em suas redes sociais
Everton Felipe anunciou aposentadoria, consequência de lesões, em suas redes sociais
Foto: Everton Felipe via Instagram / Estadão

"Infelizmente, venho dizer a vocês que o 'juvenil' está se aposentando do futebol, porque eu não estou conseguindo me recuperar para voltar a fazer o que amo", revelou. "As dores não passam". Everton sofreu uma série de cirurgias: há um ano, passou por procedimento no ligamento cruzado do joelho esquerdo, o que já havia feito em 2017. Fez também uma cirurgia no joelho direito, graças a uma lesão no menisco. O atleta afirma ainda sofrer com ansiedade e depressão.

Além do anúncio de afastamento definitivo dos gramados, o atleta acusou o Sport de não cumprir suas obrigações, firmadas em contrato e verbalmente, e de não ter oferecido apoio ao tratamento de suas dores. Em 2023, já no Retrô-PE, Everton entrou na Justiça contra o Leão da Ilha, pedindo uma indenização de R$ 18 milhões. "Aos diretores e ao presidente, vocês acabaram com a vida de um menino de 24 anos. Vocês me largaram machucado", apontou.

Sem conquistas por qualquer uma das camisas defendidas nos anos anteriores, retornou ao Sport mais uma vez, em 2021. Após o baque do rebaixamento da equipe para a série B do Campeonato Brasileiro e afastado pelas dores no joelho pós-cirurgia, Everton recebeu uma proposta para jogar pelo Portimonense, de Portugal. Mesmo assim, permaneceu em Recife.

Sem mais conseguir jogar, consequência do procedimento passado no ano anterior, o atleta foi contratado pelo Retrô, de Pernambuco, em 2023. Atuou somente uma vez e novamente foi impedido de entrar em campo pelas lesões. Já na equipe da série D, passou por nova cirurgia e entrou na Justiça contra o Sport pedindo reconhecimento de acidente de trabalho e indenizações. Um ano depois, em 2024, anunciou aposentadoria.

Ao todo, Everton Felipe conquistou três títulos em sua breve carreira: a Copa do Nordeste de 2014 e os Campeonatos Pernambucanos de 2014 e de 2017. O agora ex-meia ainda tem esperança em sua plena recuperação e em um possível retorno aos gramados.

Estadão
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade