Santos vence com um a menos, e São Paulo pode voltar à zona da degola
É claro que vencer um clássico sempre é importante. Mas a vitória do Santos teve um gosto especial, nesta quarta-feira, já que pode empurrar o São Paulo de volta à zona de rebaixamento do Campeonato Brasileiro. O time da Vila Belmiro soube se aproveitar da crise tricolor e, mesmo com um jogador a menos desde o primeiro tempo, venceu por 3 a 0.
Com isso, o Santos chegou aos 36 pontos e agora está mais perto do Atlético-PR, primeiro time do G-4, com 41. Já o São Paulo, com 27, cairá para a zona da degola se o Vasco da Gama vencer o Internacional, nesta quinta-feira.
Apesar de o São Paulo ter tido a primeira chance de gol, foi o Santos que abriu o placar. Após uma sequência de jogadas aéreas em que o time da casa levou a melhor, Edu Dracena marcou de cabeça, aos 23min.
O Santos se empolgou, teve mais volume e até chegou com perigo no ataque, errando apenas nos últimos passes. Mas uma falta quase botou tudo a perder, aos 43min: Alison acertou um "carrinho voador" em Douglas, e por isso foi expulso direto.
Logo depois disso, o São Paulo já poderia ter empatado: Rodrigo Caio se livrou da defesa com um belo corte e chutou para o gol. Aranha defendeu, mas o rebote caiu nos pés de Douglas, de frente para a meta aberta, mas ele chutou de forma bizarra e perdeu a chance mais clara do time tricolor.
Mesmo com um jogador a mais, Muricy Ramalho não mexeu no time. O São Paulo sofreu para furar a retranca do Santos e acabou castigado aos 14min: em um contra-ataque puxado por Cicinho, Thiago Ribeiro aproveitou o passe na entrada da área e chutou colocado, de primeira, para fazer um belo gol: 2 a 0.
Então Muricy fez o time avançar com as entradas de Aloísio e Lucas Evangelista. Mas o Santos se fechou de vez e conseguiu bloquear a maiora das tentativas do adversário. Só os chutes de longa distância eram uma opção para o São Paulo, que até assustou em um arremate de Maicon, mas Aranha espalmou.
Nos últimos dez minutos, o desânimo são-paulino só serviu para aumentar a animada festa dos santistas na Vila Belmiro, já que Cicinho fez outra boa jogada pela direita e tocou para Léo aparecer na área e fechar o placar.