Script = https://s1.trrsf.com/update-1723493285/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Logo do São Paulo

São Paulo

Favoritar Time

São Paulo recebe a Placa de Patrimônio Mundial do Atletismo; entenda

29 jul 2023 - 19h44
Compartilhar
Exibir comentários

O São Paulo recebeu a Placa do Patrimônio Mundial do Atletismo, uma homenagem da World Athletics ao treinador alemão Dietrich Gerner, que comandou o bicampeão olímpico Adhemar Ferreira da Silva e o atletismo do Tricolor, a partir do fim da década de 40.

Em cerimônia realizada na sede do clube, no Morumbi, na última sexta-feira, o presidente da Sul-Americana, Hélio Gesta de Melo, e o presidente do Conselho de Administração da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), Wlamir Motta Campos, entregaram a placa ao vice-presidente do São Paulo Harry Massis Júnior.

A placa está vinculada a uma localização e o São Paulo é o clube dono da placa que reconhece o legado ao atletismo nacional e internacional.

Mesmo nascido na Alemanha, Dietrich Ulrich Heindrich Gerner foi indicado pela Sul-Americana para ser o primeiro "treinador lenda" do continente a receber a Placa do Patrimônio Mundial do Atletismo, especialmente por ser professor e amigo do bicampeão olímpico brasileiro do salto triplo Adhemar Ferreira da Silva.

Foto: Gazeta Esportiva

(Foto: Reprodução)

Adhemar foi um dos maiores nomes da história do esporte brasileiro - disputou quatro edições de Jogos Olímpicos, entre Londres-1958 e Roma-1960, com a conquista de duas medalhas de ouro no salto triplo, em Helsinque-1952 e Melbourne-1956, tornando-se o primeiro bicampeão olímpico do Brasil e único sul-americano. Ele também quebrou cinco vezes o recorde mundial do salto triplo e foi tricampeão pan-americano.

Gerner também comandou as atletas Melânia Luz, que fez história ao se tornar a primeira mulher preta a integrar uma delegação brasileira nas Olimpíadas de Londres-1948. E a paulista Wanda dos Santos, que tem quatro medalhas em Pans (Buenos Aires-1951, Cidade do México-1955, Chicago-1959 e São Paulo-1963) e também foi atleta olímpica - estava com Adhemar na seleção brasileira em Helsinque e quebrou o recorde sul-americano dos 80 m com barreiras.

Estavam presentes a cerimônia a filha e o neto de Adhemar, Adyel Silva e Diego Menassi. E os dirigentes Ximena Restrepo, vice-presidente da World Athletics - que ganhou de presente uma camisa do São Paulo - , Jefferson Neves, Secretario de Esportes de Mato Grosso e dirigentes de federações brasileiras.

Gazeta Esportiva Gazeta Esportiva
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade