Seleção brasileira de vela é campeã mundial militar na Grécia
Equipe formada por gaúchos conquistou a medalha de ouro contra os donos da casa
A Seleção Brasileira de Vela conquistou nesta quarta-feira (14) o World Military Sailing Championship, o Campeonato Mundial Militar, em Piraeus, na Grécia. Na final, vitória sobre os donos da casa por 3 regatas a 0. O time verde-amarelo foi formado por Geison Mendes, Tiago Quevedo, Gustavo Thiesen, Breno Kneipp e Georgia Rodrigues. A medalha de bronze ficou com a Itália, que bateu a França.
Além dos atletas, o Brasil contou com o comandante Luís Araújo como chefe da missão, a tenente Daniela Sêda como chefe de equipe, o almirante Rossatto como chefe de delegação do país e Nelson Horn Ilha como árbitro internacional.
Os militares brasileiros passaram em primeiro na fase classificatória, com 12 vitórias em 32 regatas. As provas do evento chancelado pelo CISM - International Military Sports Council foram realizadas a bordo de monotipos Platu 25, iguais para todas as nações.
“A tripulação estava bem entrosada! Não tinha nenhuma manobra que não saísse. Nosso entrosamento começou nos treinos em Porto Alegre, e o feeling de aprender a velejar no barco que nunca velejamos foi um diferencial. Além de prezar pela comunicação e pela correta distribuição de responsabilidades dentro do barco. Estou muito feliz com a equipe que fez um excelente trabalho'', disse Geison Mendes, líder do time.
O Mundial Militar na Grécia contou com nove nações. Além dos gregos e do Brasil, as regatas tiveram barcos de Canadá, Dinamarca, Espanha, França, Itália, Polônia e Ucrânia.