CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.











ATLETISMO

Da Grécia para o mundo

A origem do atletismo vem desde os antigos Jogos da Grécia e, segundo o que se tem documentado, surgiu justamente entre os gregos, e ganhou categorias com o tempo graças a touros e balas de canhão, entre outros.

Na definição moderna, o atletismo é um esporte com provas de pista de campo (corridas rasas, corridas com barreiras ou com obstáculos, saltos, arremesso, lançamentos e provas combinadas, como o decatlo e heptatlo), provas de cross country (corridas através do campo, com obstáculos naturais ou artificiais); e marcha atlética.

Na época, o Carl Lewis da época foi Coroebus, campeão dos Jogos em 776 antes de Cristo na prova dos 193 metros. Naquela época, as provas disputadas eram basicamente de corrida e lançamento de disco, feitos de pedra ou bronze.

A maratona, por exemplo, foi criada, segundo a lenda, em homenagem a um soldado chamado Pheidippides. Ele correu 40 quilômetros carregando notícias sobre a vitória de Atenas sobre a Pérsia na Batalha da Maratona e, ao chegar, acabou caindo e morrendo.

O atletismo teve seu grande momento até o fim do Jogos gregos, em 394 a.C.

O esporte, porém, acabou `morrendo' até o século 12, quando reapareceu na Inglaterra.

Ele acabou assumindo um pouco do que é hoje a partir do século 19. Em 1834, foram criados outras modalidades ainda mais quando as universidades de Oxford e Cambridge passaram a adotar o atletismo em seu currículo em 1864. Sete anos depois, acabou sendo criado o primeiro clube de atletismo em Suffolk.

Sendo assim, o esporte não teve maiores problemas para participar da Olimpíada de Atenas, em 1896. E a IAAF acabou sendo criada em 1912, durante os Jogos Olímpicos de Estocolmo (Suécia).

Em 1908, a maratona ganhou mais 2.195 quilômetros para que a corrida pudesse começar e terminar perto do castelo e da rainha Alexandra e seus suditos, a modalidade acabou tendo seu trajeto aumentado.

Já a prova de lançamento de peso tem uma curiosidade. No século 16, o rei Henrique 8º inovou nas provas de lançamentos de peso e martelo. Dois séculos depois, soldados ingleses organizaram uma prova de lançamento de bala de canhão, que acabou tendo seu peso fixado em 7,257 kg só em 1906, quando o lançamento com braço inclinado foi proibido _passou a ser lançado junto ao pescoço. Esta modalidade entrou nos Jogos em 1948.

E no salto com vara, os gregos se utilizavam das mesmas para poderem passarem por cima de touros bravos, enquanto que os celtas as usavam para provas de extensão. A prova só ganhou sua versão vertical em 1775, na Alemanha, numa competição de ginástica.

No Brasil, há registros de competições oficiais na década de 1910. A sua prática estava sob a responsabilidade da antiga Confederação Brasileira de Desportos (CBD) até 1977, quando foi criada a CBAt.

REGRAS
Cada categoria tem sua regra própria, principalmente ao serem divididas em corrida, saltos, arremessos e combinados.

Algumas delas, porém, são semelhantes como aquelas de 100, 200 e 400 metros com ou sem barreiras, chamadas de velocidade. Neste caso, a regra básica é a proibição de invadir a raia adversária ou mesma `queimar' a largada, com exceção para as provas de 800 e 1.500 metros, denominadas de meio-fundo. No caso da marcha atlética, um atleta tem sempre que estar com um pé no chão (pé de apoio), sendo que este pé de apoio não pode flexionar o joelho.

Nas corridas de revezamento, o atleta deve passar um bastão ao companheiro que lhe sucede. O momento da passagem do bastão é indicado por marcas na pista. O êxito dependerá de dois fatores principais: precisão na saída e na passagem do bastão.

Nas provas de arremesso e lançamento, o atleta tem um limite até onde pode ir. Se ultrapassá-lo, será anulada a tentativa. Nos casos do decatlo e heptatlo os pontos são baseados na performance dos atletas em cada esporte. Quem somar mais pontos até o fim dos eventos, acaba com o ouro.

decatlo: corridas rasas de 100 metros, 400 metros e 1.500 metros, corrida com barreiras de 110 m; lançamento de disco, peso e dardo; salto em altura, extensão e com vara. Faz parte do programa dos Jogos Olímpicos desde 1912.

Heptatlo: 100m com barreiras, lançamento de peso, salto em altura, 200m rasos; salto em distância, lançamento de dardo e 800m rasos. Está nos Jogos desde 1984

3.000 com obstáculos: inclui 4 obstáculos secos e 1 obstáculo do fosso à cada volta da pista. Este último é o mais espetacular, de vez que o competidor deve pular o obstáculo e saltar o fosso de 3,66m de comprimento. A prova, com influência hípica, entrou nos Jogos em 1900.

Lançamento de dardo: no masculino, seu peso total não pode passar de 800 gramas e o seu comprimento varia de 2,60 a 2,70 m. Seu diâmetro varia de 2,5 a 3 cm. No feminino, o peso total é 600 g, o comprimento varia de 2,20 a 2,30 m. e o diâmetro varia de 2 a 2,25 cm. O lançamento é feito de uma pista, onde o lançador corre cerca de quinze passadas.

CATEGORIAS
100 metros *
200 metros *
400 metros *
800 metros *
1.500 metros *
5.000 metros *
10.000 metros *
maratona *
4 x 100 metros *
4 x 400 metros *
400 metros com barreira *
salto em altura *
salto em distância *
salto triplo *
salto com vara *
lançamento de disco *
lançamento de dardo *
arremesso de peso *
marcha atlética (20 km) *
masculino
Marcha atlética (50 km)
110 metros com barreira
3.000 com obstáculos
decatlo
feminino
marcha atlética (10 km)
100 metros com barreira
heptatlo

(*) - provas disputadas tanto no masculino como no feminino

OLIMPÍADAS
Assim como a luta greco-romana, o atletismo é um dos poucos a participar e dos primeiros Jogos modernos, em 1896, e resistir até hoje sem nunca ter ficado de fora. A maratona entrou só em 1908.

SYDNEY
De 22 de setembro até 1º de outubro, no Olympic Stadium.


 

 

SHOPPING