CAPA ESPORTES
  CAPA SYDNEY
  ÚLTIMAS NOTÍCIAS
  RESULTADOS
  QUADRO DE MEDALHAS
  HISTÓRIA
  BRASILEIROS
  CALENDÁRIO
  MODALIDADES
  SEDES
  MEDALHAS
  GUIA SYDNEY
 

.





















CANOAGEM

  Transportando aventura

O caiaque surgiu como meio de transporte para índios e esquimós e eram formadas por uma estrutura de madeira, revestida com pele de foca e calafetada com a gordura das articulações daqueles animais.

A canoa é uma embarcação aberta ou fechada, originária dos índios canadenses, usa um remo de uma só pá. O remador pode estar sentado ou ajoelhado.

O caiaque é uma embarcação fechada, com origem entre os esquimós, usa um remo de duas pás e o remador senta na cabine. No início deste século um canadense introduziu a canoagem na Europa, enquanto que, em seu país, já tomava um cunho esportivo. Mas o fato que acabou fazendo com que o esporte ganhasse destaque aconteceu entre 1845 e 1869, quando o inglês John MacGregor resolveu armar várias aventuras atravessando rios e lagos europeus.

Hoje os modernos caiaques e canoas são construídos em resina de poliéster reforçada com fibra de vidro, em sua maioria, ou mesmo em resina epóxi com kevlar ou fibra de carbono, e ainda plástico injetado ou rotomoldado - polietileno.

No Brasil, os primeiros a se utilizarem de tal meio de transporte foram os índios.

Em sua concepção moderna, a canoagem brasileira foi iniciada de forma oficial nos 70, porém, na cidade de Estrela (RS). Antes disto, em 41, o alemão José Wingen se transferiu de Porto Alegre para Estrela e, ao ver o rio Taquari, lembrou que na infância, no começo da década de 30, competia pelo Kanu Club, e construiu o primeiro caiaque da região. Foi o início da fábrica de "regatas", nome dado ao caiaque na região, tal o interesse que despertou na comunidade local.

Em 88 havia apenas quatro associações vinculadas à CBCa. Em 97 o número pulou para 60 clubes e associações em dez Estados brasileiros.

REGRAS
Categorias (K=caiaque e C=canoa. O número define quantos atletas em cada embarcação) K1, K2 e C1. As mulheres só participam do último

A diferença básica da canoagem para o remo é que a primeira é disputada em corredeiras e os atletas não têm lemes fixos e eles podem ficar sentados de frente ou de joelhos. Já no remo acontece em rios praticamente sem ondas ou corredeiras mais fortes, tem lemes fixos às embarcações e os esportistas ficam sentadas de costas rumo à linha de chegada.

No caiaque, cada atleta ou dupla tem que percorrer determinada distância _aproximadamente 300 metros_ no menor espaço de tempo e com o menor número possível de faltas. Cada toque do canoísta, embarcação ou remo em qualquer uma das balizas acrescenta dois segundos ao seu tempo. A não passagem pela porta implica em 50 segundos. Aquele que fizer o menor tempo - descida mais penalidades de duas descidas sucessivas- é o vencedor. É proibido ainda lemes de direção e todos os atletas precisam usar colete salva-vidas.

OLIMPÍADAS
A canoagem apareceu pela primeira vez em 1924, como esporte de exibição. E entrou valendo medalhas nos Jogos em 1936, em Berlim, mantendo-se no cenário olímpico, desde então, na disciplina velocidade.

Também na Alemanha, na Olimpíada de Munique, em 1972, a modalidade "Slalom" (águas brancas ou corredeiras) apareceu como esporte de demonstração. Vinte anos depois, nas Olimpíadas de Barcelona e de Atlanta, o slalom teve sua presença válida no quadro de medalhas.

SYDNEY
De 16 a 20 de setembro, no Slalom course at Penrith Lakes. No total, 18 mulheres e 22 homens disputam o K1. No C1, mais 15 homens e no C2, outros 10.

 


 

SHOPPING