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Enchendo
os olhos da realeza
Não há uma data certa que define quando o
tênis foi criado. Existem documentos que mostram que os egípcios,
ainda na época dos faraós, praticavam um esporte bem parecido com
o tênis. Em Roma, foi criado um esporte, de nome harpastum,
que acabou adaptado no País Basco e ganhou o nome de jeu de paume,
já que a bola era batida com a palma da mão contra um muro.
No século 12, o jeu de paume passou
a se espalhar pela França com algumas modificações. O muro saiu
para a entrada de uma corda que dividida um campo retangular. Apareceu
o nome de longue-paume, com seis jogadores de cada lado.
Alterado, o esporte foi substituído pelo court-paume, jogado
em recinto fechado, em melhor de 11 jogos _daí os seis games que
definem um set no tênis moderno.
Com a invenção da raquete, na Itália, no século
14, fica menos violento e mais acessível. Ainda nesta época, o esporte
chegou à Inglaterra, sendo praticado até pelo rei Henrique 8º.
Em meados do século 19, com o surgimento da
bola de borracha, a Grã-Bretanha vê aparecer o tênis ao ar livre,
chamado pelos súditos da rainha de Real Tennis.
A partir de 1873, o major inglês Walter Wingfied
fez alterações pensando nas mulheres, que não podiam praticar o
criquet. O esporte mudou de nome para Sphairistike, mas que não
durou muito e os franceses passaram a chamá-lo de tênis, uma variação
da palavra francesa tenez, que significa 'pega'. No então paume,
toda vez que um jogador rebatia a bola gritava "pega".
No Brasil, o esporte chegou ao Brasil
pelas mãos dos engenheiros ingleses que vinham trabalhar no país
no final do século passado. Os berços do tênis no Brasil são o Rio
Cricket, de Niterói, e o Wahallah, de Porto Alegre.
REGRAS
Uma partida é dividida por set. Em alguns torneios disputados em
melhor de três e em outros, em melhor de cinco. Cada set tem seis
games. No caso de empate por 5 a 5, vai até 7. Se empatar em 6 a
6, o jogo vai para o tie-break. O tie-break é jogado por 7 pontos,
mas se houver empate em 6 a 6, vence quem abrir em primeiro dois
pontos de vantagem.
Os pontos do game são divididos em 15, 30,
40 e o quarto é game (ou jogo). Cada game da partida tem os saques
dados por um jogador, que vai tentar manter seu serviço. Um saque
errado, na rede ou fora da quadra do adversário, dá direito a outro.
Repetindo o erro, é ponto do adversário. Se a bola tocar no corpo
do jogador ele também perde o ponto. Bola na linha é considerada
dentro. Empates (iguais) em 40/40, devem ser resolvidos no deuce.
Neste caso, ganha o game aquele que conseguir duas vantagens consecutivas.
O sacador não pode pisar na linha que delimita
a quadra e é obrigado a sacar sempre na diagonal.
Entenda um pouco do vocabulário
Ace - Um serviço em que o recebedor não consegue devolver
ou não toca na bola
ATP - Associação de Tenistas Profissionais, órgão que rege
o tênis profissional masculino.
Backhand - Golpe de fundo de quadra executado do lado contrário
onde o jogador segura a raquete. Para um canhoto, por exemplo, o
backhand fica no seu lado direito.
Bate-pronto - Golpe onde a bola é batida logo após tocar
o solo.
Break Point - Ponto que pode definir o game a favor do recebedor.
Carpete - Piso rápido feito de material sintético.
Corda - Fio de nylon ou tripa trançado na cabeça da raquete,
parte da raquete, parte da raquete que entra em contato com a bola.
Cruzada - Bola lançada em linha diagonal, da direita para
a esquerda, ou vice-versa.
Drop Shot - Ou "Deixadinha". Bola curta, que pinga próxima
à rede.
Dupla Falta - Saque fora da área de serviço duas vezes seguidas,
o que resulta na perda do ponto pelo sacador.
Fault - Chamada do juiz de linha para as bolas que quicam
fora da área apropriada.
Foot Fault - Ato de pisar na linha durante o saque. Implica
a perda do saque em questão. Mas é a regra mais esquecida pelos
juízes, principalmente em torneios amadores.
Game Point - Ponto que pode decidir o game a favor do tenista
que está sacando.
Grama - Piso rápido, em que a bola desliza, favorecendo os
jogadores de saque e voleio. Usada em Winbledon, outros torneios
ingleses e em poucos outros lugares, geralmente países do antigo
império britânico, como Austrália e Índia.
Iguais - Próximo(s) empates no game depois do empate em 40.
Os empates no game chão chamados 15 iguais, 30 iguais, 40 iguais
e a partir daí apenas iguais.
Lob - Bola que encobre o adversário.
Match Point - Ponto que pode definir o jogo.
Net - Rede. Pode ser chamado pelo jogador que recebe (em
torneios sem árbitros) quando o saque do adversário toca a rede
antes de cair na área de serviço. Neste caso, o saque deve ser repetido.
Paralela - Bola em linha reta, obviamente o contrário da
cruzada.
Passada - Bola que ultrapassa pelos lados o jogador que vai
à rede. Se o ultrapassa por cima é o lob.
Quadra Lenta - Onde o piso amortece o quique da bola, favorecendo
os jogadores que preferem executar o golpe depois que a bola toca
o solo. Exemplo : saibro e pó de cimento.
Quadra Rápida - Onde o piso faz a bola "deslizar", dificultando
para os jogadores que gostam de ficar no fundo da quadra e favorecendo
àqueles que preferem definir os pontos à rede, pegando a bola no
alto.
Saibro - Piso de terra batida, que amortece a bola e torna
o jogo mais lento. Set Point - O ponto que pode definir o
set.
Sintética - Quadra de piso artificial, como cimento ou outros
compostos químicos.
Slice - Efeito que "corta" a bola de cima para baixo, tendendo
a abaixá-la ao tocar o solo. Propício para golpes de aproximação
(aproaches). Smash - Como a cortada no vôlei. Similar ao saque no
tênis, só que executado com o ponto em jogo. Golpe ofensivo de cima
para baixo, aproveitando uma bola alçada pelo adversário.
Spin - A rotação da bola causada por um tipo especial de
batida em topspin ou slice. Spin altera a trajetória da bola.
Tie-break - Game especial de desempate quando o set fica
empatado em seis games para cada lado. A contagem no tiebreak é
sequencial a partir do número 1: 1, 2, 3, 4, ... Ganha quem fizer
7 primeiro. Em caso de empate em 6 a 6, a disputa vai a 8; 7 a 7
vai a 9; 8 a 8 vai a 10 e assim por diante.
Topspin - Efeito que se consegue batendo na bola de baixo
para cima. Isso faz com que ela, após quicar no solo, ganhe aceleração
em direção ao fundo da quadra. Muito usado por jogadores que prefere
jogar na linha de base.
Winner - Com exceção do saque, golpe ganhador, onde o adversário
não consegue tocar a bola. É mais apropriado para bolas batidas
do fundo da quadra.
OLIMPÍADAS
O tênis surgiu numa Olimpíada em 1924, mas por problemas de bater
com as datas do Torneio de Wimbledon, acabou sendo retirado, só
voltando em definitivo em 1988. Este ano, inclusive, em Sydney,
valerá pontos para o novo ranking mundial.
SYDNEY
De 19 a 28 de setembro, no Tennis Centre e no Sydney Olympic Park,
com a participação de 64 tenistas. Um país não pode ter mais que
quatro representantes.
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