SLS Super Crown: em final marcada por queda grave, Nyjah Huston derrota brasileiro e amplia reinado
Skatista de 30 anos chega a sete títulos de campeonatos mundiais de skate street
Nyjah Huston veio a São Paulo para mostrar o que o faz ser um dos maiores skatistas de todos os tempos. O californiano de 30 anos, que chegou à final após liderar a preliminar de sábado, 14, superou o brasileiro Giovanni Vianni e se tornou heptacampeão mundial ao vencer o SLS Super Crown.
Receba as principais notícias direto no WhatsApp! Inscreva-se no canal do Terra
A conquista de Huston marca o encerramento de um fim de semana completamente dedicado ao skateboarding no Ginásio do Ibirapuera, em SP. Mais cedo neste domingo, Rayssa Leal venceu o tricampeonato consecutivo, a primeira skatista a alcançar o feito.
À tarde, foi a vez de Giovanni Vianna, Felipe Gustavo, Chris Joslin (EUA), Nyjah Huston, Gustavo Ribeiro (Portugal) e Jhancarlo González (Colômbia) disputarem o título de campeão mundial de 2024.
Dentro do ginásio, os torcedores se dividiram entre ovacionar os brasileiros e 'tietar' Nyjah, fazendo muito barulho em cada uma das vezes em que um dos três arriscavam alguma manobra. O trio foi o mais aplaudido pelas arquibancadas, inclusive, durante o anúncio dos competidores.
Um incidente grave, no entanto, interrompeu temporariamente a final: González se machucou após errar uma manobra -- o colombiano se desequilibrou ao subir para o corrimão principal, caiu do skate e bateu a cabeça, ficando desacordado. Brigadistas rapidamente retiraram o atleta da pista sobre uma maca.
O público aplaudiu à medida em que o colombiano era atendido e, entre gritos e lágrimas, celebrou quando o sistema de som anunciou que o skatista estava fora de perigo.
Passado o susto, os cinco atletas remanescentes voltaram focados para a disputa, mas Huston dominou a sessão de manobras individuais e emendou vários '9 clubs', manobras com nota nove ou superior e que exigem alto grau de dificuldade e execução perfeita.
Assim, a disputa ficou entre ele e Vianna, que na última manobra não conseguiu a pontuação e viu o maior campeão de todos os tempos do Super Crown selar mais um título. GIovanni Vianna terminou em segundo e Gustavo Ribeiro acabou em terceiro.
Ao Terra após a conquista, o multicampeão afirmou que voltará para casa ainda neste domingo para celebrar o título com a família, mas que aproveitou a noite paulistana: "A noite aqui é ótima, tenho alguns amigos aqui. Mas hoje vou voltar para casa e aproveitar mais esse título".
Disputa pelo título teve chuva de '9 Clubs'
Abrindo a série masculina, os skatistas começaram arriscando tudo. Quem se deu melhor no começo das linhas de 45 segundos foi Giovanni Vianna, campeão do Super Crown 2023. O paulista de Santo André transformou o ginásio em um caldeirão ao tirar um 9.1, primeiro '9 club' da final.
Huston não deixou barato e, na segunda tentativa, superou o brasileiro em um décimo, com nota 9.2. González ficou na terceira colocação após as linhas, com um 8.8. No entanto, o colombiano caiu e se machucou logo na primeira tentativa de manobra e acabou fora da disputa.
O clima ficou pesado no ginásio, mas os competidores logo trataram de voltar a arriscar e levar o público à loucura. Aos poucos, a disputa foi afinando entre Vianna, o português Gustavo Ribeiro e Nyjah Huston, que revezavam a liderança com sequências de 9 clubs.
A disputa pelo título foi levada até à penúltima manobra, quando Vianna precisava de uma nota 9.5 para superar Huston no placar. O brasileiro não conseguiu a pontuação e viu o americano vencer o Super Crown antecipadamente. Protocolar, Huston arriscou e caiu em sua última manobra, mas levantou sorrindo para celebrar mais um mundial.