Sport em 2024: do título estadual ao acesso
O Leão alcançou seus objetivos no ano, conquistando mais um título e o tão sonhado acesso à Série A
O Sport começou o ano como favorito no estadual, na Copa do Nordeste e como um dos favoritos ao acesso à Série A. O Leão conquistou mais um estadual e, finalmente, o acesso.
Estadual
O Sport fez uma campanha brilhante no estadual, com oito vitórias, três empates e apenas duas derrotas. O Leão empatou os dois jogos da semifinal contra o Santa Cruz: 1 x 1 no jogo de ida e 0 x 0 na Arena Pernambuco. Nos pênaltis, o Sport venceu por 5 a 3.
Na decisão, o rubro-negro enfrentou o Náutico e construiu a vantagem já no jogo de ida, vencendo o rival por 2 x 0. O jogo de volta terminou em 0 x 0, e o Sport conquistou seu 44º título estadual.
Copa do Nordeste
Na competição regional, o rubro-negro fez uma boa campanha, chegando até a semifinal do torneio.
Na fase de grupos, foram cinco vitórias, dois empates e apenas uma derrota, para o Bahia na estreia. Um desses empates foi contra o Fortaleza, e o jogo foi marcado pelo atentado dos torcedores do Sport contra o ônibus do Fortaleza.
Nas quartas da "Lampions League", o Leão venceu o Ceará por 2 x 1, com um gol decisivo nos acréscimos do segundo tempo, marcado pelo zagueiro Rafael Thyere. Já na semifinal, o Sport foi goleado pelo Fortaleza por 4 x 1. O time cearense vencia por 4 x 0 no primeiro tempo. Foi uma das piores apresentações do Sport na temporada.
Copa do Brasil
A Copa do Brasil foi a única competição na qual o Sport entrou como coadjuvante, devido ao fato de estar na segunda divisão e com um orçamento modesto em comparação aos times que viriam pela frente. O time estreou na primeira fase contra o Trem-AP e venceu por 4 x 0 com tranquilidade.
Na segunda fase, o Sport enfrentou o Murici-AL em casa e vencia por 1 x 0, até sofrer o empate no último minuto, o que forçou os pênaltis. O Sport venceu por 5 a 4 e avançou para a terceira fase.
Na terceira fase, o Sport enfrentou o Atlético-MG. Na Arena MRV, o Galo venceu por 2 x 0. Na volta, o Sport saiu na frente aos 14 minutos com Chrystian Barletta. O time pressionou até o último minuto, mas acabou eliminado da competição.
Série B
Apontado como um dos favoritos não só ao acesso, mas também ao título da competição, ao lado do Santos, o Sport fez uma Série B de altos e baixos. Na parte final da competição, muitos o consideraram como favorito ao título. Na última rodada, porém, o time não dependia de si para subir.
No primeiro turno, o Sport terminou em quinto lugar, com 30 pontos, ficando a dois pontos do G4. Após um começo instável, devido às outras competições em que o Sport estava envolvido, o time fez sua primeira troca no comando após um empate contra o América-MG na 15ª rodada. Até a 18ª rodada, o time foi comandado pelo auxiliar interino César Lucena.
O Sport anunciou Guto Ferreira como treinador para o restante da Série B. A estreia do novo comandante foi na última rodada do primeiro turno, contra o Santos fora de casa. O Sport conseguiu arrancar um empate por 1 x 1 na Vila Belmiro. No jogo que abriu o segundo turno, o Sport venceu o Amazonas por 3 x 2. Porém, após isso, o time perdeu três jogos seguidos, o que resultou na demissão de Guto Ferreira.
O Sport anunciou Pepa, ex-treinador do Cruzeiro, e a estreia do português foi com vitória sobre o Avaí fora de casa por 2 x 0. O time ficou nove jogos sem perder, somando cinco vitórias e quatro empates desde a estreia do novo treinador. Foi o período em que o Sport brigou ponto a ponto com Santos e Novorizontino.
Na 36ª rodada, após perder dois jogos e empatar com a Chapecoense, o Sport caiu para a quinta posição, ficando com os mesmos 60 pontos do Ceará, mas sem chances de título.
O tão sonhado acesso só veio na última rodada. O Sport não dependia mais de si para conseguir o acesso; precisava vencer o campeão Santos e torcer para Novorizontino, Mirassol ou Ceará perderem. O Leão da Ilha conseguiu vencer o Santos por 2 x 1, com dois gols de Lucas Lima — que pertence ao time paulista — e ainda contou com a vitória do Goiás sobre o Novorizontino.
Presidente reeleito
Após o final da temporada, houve eleições no clube, e o atual presidente do Sport, Yuri Romão, continuará no comando por mais dois anos. Ele foi reeleito com 1.770 votos (82,6%), enquanto o advogado Rafael Arruda, candidato da oposição, obteve 371 votos (17,4%).