STU National: atual campeão brasileiro de Street, João Lucas Alves compete etapa em casa
Natural da vizinha Cachoeirinha, "Xuxu" é um dos skatistas locais na etapa que começa nesta sexta, na orla do Guaíba, em Porto Alegre
Cachoeirinha é uma das menores cidades da Região Metropolitana de Porto Alegre, localizado no Estado do Rio Grande do Sul. A apenas 20 Km da capital, com a qual faz divisa, ela tem como um de seus personagens ilustres o atual campeão brasileiro de skate na modalidade Street, João Lucas Alves, de 22 anos. Até por conta da proximidade, pode-se dizer que Xuxu, como é conhecido, vai andar no quintal da sua casa na segunda etapa do STU National, de sexta a domingo, na pista da orla do Guaíba, a maior da América Latina.
Nas três etapas do circuito no ano passado, João Lucas Alves ficou em quarto lugar em Criciúma, em terceiro em Porto Alegre e foi campeão em Recife, onde levou também o título da temporada, com um total de 26.500 pontos. O atleta destacou que está focado em conquistar um resultado ainda melhor neste ano, numa pista que conhece muito bem. E espera que, desta vez, as condições climáticas favoreçam. Não só a ele, mas ao evento em si.
- Estou me preparando muito, treinando praticamente todos os dias, para tentar trazer esse título para nós aqui do Sul. Fiquei em terceiro lugar no ano passado, mas foi a posição das semifinais, já que, infelizmente, por conta da chuva, não pudemos realizar a final no domingo. Quando isso acontece, vale a colocação da fase anterior. Mas a previsão, desta vez, é de tempo bom. Espero que assim seja dentro da pista também - contou Xuxu, um dos nomes mais badalados da atualidade na cena gaúcha.
O atleta também ressaltou que sua inspiração vem justamente de skatistas do Rio Grande do Sul, tradicionalmente muito fortes no cenário do skate nacional. E fica feliz por ser influência para uma geração mais nova, que chega forte e já começa a ocupar seu espaço. A pista da orla, que virou point em Porto Alegre desde a sua construção, em 2021, está sempre repleta de crianças praticando a modalidade Street. Xuxu, que faz do local seu centro de treinamento, conhece bem cada obstáculo.
- A pista da orla tem uma variedade muito grande de obstáculos. São corrimões, bordas, manual, spine, delta... O que ajuda muito no momento de criar e montar uma linha para a competição. Apesar de ser uma pista bem grande. Querendo ou não, fica um pouco difícil de conseguir conectar alguns obstáculos. Para se ter uma base, é sempre bom andar alguns dias antes nela para conseguir fazer o que a gente busca, com o máximo de manobras possível - ensinou.
Por ser o atual campeão e líder do ranking 2022, Xuxu começará a competir direto das semifinais de sábado. A sexta será dedicada às eliminatórias do masculino, tanto do Street quanto do Park. No dia seguinte, as quatro semifinais, com as grandes finais no domingo, a partir das 11h05. Também será disputada a modalida Paraskate Street, que ganha cada vez mais força e espaço.
PROGRAMAÇÃO:
17/03 (sexta)
9h às 13h35 - Eliminatórias Street masculino
11h às 12h - COLETIVA DE IMPRENSA
13h30 às 18h55 - Eliminatórias Park masculino
18h55 às 20h - Best Trick - Monster Vision
18/03 (sábado)
14h às 15h20 - Semifinal Street feminino
15h10 às 16h30 - Semifinal Park feminino
17h às 18h20 - Semifinal Street masculino
18h20 às 19h40 - Semifinal Park masculino
19/03 (domingo)
11h05 às 12h05 - Final Street feminino
14h às 15h15 - Final Park feminino
15h05 às 16h30 - Final Paraskate Street
16h30 às 17h45 - Final Street masculino
17h45 às 19h - Final Park masculino
19h às 20h - HIGH JUMP BV