Brasileira Tati Weston-Webb conquista o título do ISA Games
Surfista, que já estava classificada para Paris 2024, vira bateria decisiva nos minutos finais e assegura título mundial em El Salvador
A brasileira Tati Weston-Webb conquistou o título do ISA Games, em Surf City, em El Salvador. A surfista, que já havia carimbado a classificação para os Jogos Olímpicos de Paris 2024, conseguiu uma virada nos minutos finais de sua bateria decisiva, que contou ainda com as francesas Johanne Defay e Vahiné Fierro, e com a canadense Erin Brooks.
Tati, que nasceu em Porto Alegre e cresceu no Havaí, terminou a disputa com o total de 15,00 pontos, com duas notas 7,5, uma delas obtida na reta final da decisão. Brooks ficou com a prata, com 14,36, enquanto Defay levou o bronze, com 13,54. Fierro fechou a competição em quarto lugar, com 12,30.
O Brasil começou a competição com três homens e três mulheres, e só Tati alcançou a decisão. Silvana Lima acabou eliminada na repescagem e terminou no top-18. No início da semana, Luana Silva foi eliminada na quinta bateria da repescagem.
Entre os homens, o ouro ficou com o mexicano Alan Cleland, que totalizou 18,23. O Peru fez uma dobradinha no pódio, com a prata de Lucca Mesinas (16,17) e o bronze de Miguel Tudela (14,96). O japonês Kanoa Igarashi ficou em quarto, com 14,80.
Os brasileiros Gabriel Medina e João Chianca desistiram do ISA, quando estavam na fase principal e na repescagem, respectivamente. Os dois preferiram focar na temporada da WSL, que também será em El Salvador. A próxima etapa começa nesta sexta-feira (9). Já Filipe Toledo foi eliminado na quarta fase da repescagem, na última segunda-feira (5).
A competição
O ISA é disputado em dois grupos. Quem for caindo na fase principal, disputa a repescagem. Os dois campeões da repescagem enfrentam os dois perdedores da final do torneio principal por uma vaga na super final. Assim, quem vence se junta aos campeões do torneio principal para a grande decisão, que vale o título.
O ISA Games distribui oito vagas para as Olimpíadas de Paris, sendo quatro no masculino e quatro no feminino, para Europa, Ásia, África e Oceania. A América, por sua vez, seleciona através do Pan-Americano, que acontecerá este ano, no Chile. O ISA, porém, classifica para o Pan-Americano. Tati já havia sido confirmada nos Jogos Olímpicos em abril. Ela garantiu uma das oito vagas disponíveis pelo Circuito Mundial da WSL.