Gabriel Medina e Italo Ferreira ainda podem se classificar para Paris 2024; entenda
Brasileiros ainda podem conquistar uma vaga pelo ISA Games
Após a conquista de Filipe Toledo e João Chianca, o “Chumbinho”, que terminaram em primeiro e quarto lugar após a 10ª etapa da WSL, os dois brasileiros garantiram vagas para a decisão do Título Mundial em Trestles, Califórnia. Por serem os brasileiros melhor ranqueados neste ano, eles estão garantidos nas Olimpíadas de Paris em 2024. Mas uma terceira vaga para os jogos ainda pode ser conquistada por um brasileiro na disputa que acontece em Teahupoo, no Taiti, que depende de uma vitória no Isa Games de 2024, em Porto Rico.
Filipe Toledo tem vaga garantida desde a etapa de J-Bay. Ele deve brigar pela segunda medalha olímpica de surfe na história do Brasil. Gabriel Medina, Yago Dora e João Chianca disputam diretamente por um lugar entre os cinco melhores do ranking - e consequentemente pela outra vaga brasileira nas Olimpíadas. No fim das contas, Medina perdeu na final para Jack Robinson, deixando o caminho livre para Chumbinho.
Medina ainda pode disputar uma terceira vaga para as Olimpíadas no ISA Games 2024, em Porto Rico, que acontece entre 22 de fevereiro e 2 de março. Caso os brasileiros conquistem um título no evento, o país terá mais representação em Paris.
O surfista que vencer o ISA Games não necessariamente está classificado para as Olimpíadas. A Confederação Brasileira de Surf (CBSurf) irá definir o critério para escolher o representante do país para a possível terceira vaga.
Especialmente para Gabriel Medina, Italo Ferreira e Miguel Pupo, esta pode ser uma grande oportunidade.
Medina tem uma carreira impressionante na praia de fundo de coral com formação de tubos para a esquerda. Ao todo, foram sete participações no Taiti pela WSL. Medina só não avançou à final em 2016, quando parou nas semifinais. Ele venceu a etapa em 2014 e 2018 e foi vice-campeão em 2015, 2017, 2019 e 2023.
Pupo também pode entrar no radar da CBSurf, já que foi campeão em Teahupoo na última temporada e provou ter habilidade em tubos para a esquerda.
Italo Ferreira é mais um nome forte do Brasil. O atleta venceu os Jogos Olímpicos de Tóquio e se consagrou como o primeiro medalhista na história do surfe. Outros nomes importantes são Yago Dora, Caio Ibelli e Jadson Andre, que são os outros brasileiros no Tour.