Gabriel Medina vence e segue com 100% no ISA Games
Surfista paulista avançou em todas as baterias que disputou até aqui; competição vale vaga em Santiago-2023
Tricampeão mundial, o surfista Gabriel Medina segue com 100% de aproveitamento no ISA Games, em El Salvador. Neste domingo (4), o paulista avançou em sua quarta bateria seguida. Assim, avançou à quinta fase da competição. No somatório das duas melhores notas, ele ficou com 14,76, atrás apenas do neozelandês Billy Stairmand, que tirou 15.07.
Por outro lado, o japonês Taichi Wakita (10.90) e o marroquino Teva Bouchgua (7.03) caíram para a repescagem. Na próxima fase, o brasileiro Gabriel Medina irá enfrentar o japonês Reo Inaba, o peruano Miguel Tudela e o indonésio Rio Waida.
Além de Medina, outros três surfistas brasileiros caíram na água neste domingo (04): Filipe Toledo, João Chianca e Luana Silva, mas pela repescagem. Todos eles venceram suas baterias. Já Tatiana Weston Webb e Silvana Lima voltarão a surfar nesta segunda-feira (05), pelo torneio principal e repescagem, respectivamente.
A competição
O ISA é disputado em dois grupos: o principal e a repescagem. Quem for caindo na fase principal, disputa a repescagem. Os dois campeões da repescagem enfrentam os dois perdedores da final do torneio principal por uma vaga na super final. Assim, quem vence se junta aos campeões do torneio principal para a grande final que vale o título do ISA Games 2023.
O ISA Games distribui 8 vagas para as Olimpíadas, sendo 4 no masculino e 4 no feminino, para Europa, Ásia, África e Oceania. A América, por sua vez, seleciona através do Pan-Americano, que será no final do ano, em Santiago. O ISA, porém, classifica para o Pan-Americano. A competição irá até a próxima quarta-feira (07) e reúne 297 surfistas, de 64 países.