Surfista João Chianca garante vaga nos Jogos Olímpicos de Paris
Em seu segundo ano na elite do surfe mundial, o brasileiro João Chianca garantiu classificação para as Olimpíadas de Paris-2024. Nesta quarta-feira, ao final da etapa da World Surf League de Teahupo´o, no Taiti, Polinésia Francesa, o atleta de 22 anos carimbou sua vaga.
Além dele, já estão garantidos na modalidade dos Jogos Olímpicos o líder do ranking, Filipe Toledo, e Tatiana Weston-Webb, que terminou o ano na oitava colocação. A disputa olímpica do surfe também será sediada nas ondas de Teahupo´o, uma das esquerdas mais perfeitas do mundo.
João Chianca, também conhecido como Chumbinho, chegou a Teahupo´o como o quarto colocado do ranking e segundo melhor brasileiro, posição mantida após a etapa. Mesmo caindo nas oitavas de final, foi beneficiado pelos resultados de seus concorrentes diretos na disputa, Gabriel Medina e Yago Dora.
A confirmação da vaga veio depois da derrota de Medina para o australiano Jack Robinson na acirrada final da competição. Com o vice-campeonato, Medina acabou na sexta posição do ranking e não se classificou para a decisão da WSL, que reunirá apenas os cinco melhores surfistas do ano em Trestles, na Califórnia (EUA), em setembro.
4 surfistas no Top 7, brigando pelo Finals até a última etapa, tanto no masculino quanto no feminino! 👏
ORGULHO DA NOSSA SELEÇÃO BRASILEIRA! 🏄♂️🇧🇷🏄♀️#WSLBrasil pic.twitter.com/Anxx0ulpDH
— WSL Brasil 🇧🇷 (@WSLBrasil) August 17, 2023
"Estou muito feliz. Foi um ano de muitas novidades para mim, estou vivendo tudo pela primeira vez e brigar pela vaga olímpica era algo que não passava pela minha cabeça nos últimos quatro anos. Tudo acontece no tempo certo. Os Jogos Olímpicos em Teahupo´o vão ser um momento muito gigantesco para o surfe. É uma oportunidade incrível em nossas vidas, mas ainda tem um trabalho a ser feito. A vaga olímpica foi decidida de maneira justíssima, porque todos tiveram as mesmas oportunidades o ano todo. Muito feliz de ver a evolução de todo mundo e a minha própria evolução", disse João Chianca.
O Brasil ainda pode obter mais um atleta no surfe masculino através do ISA Games 2024, que acontecerá em fevereiro, em Porto Rico. O país campeão por equipes garantirá mais uma vaga nos Jogos Olímpicos.
No feminino, além de Weston-Webb, o Brasil ainda busca mais duas vagas. Uma também pelo ISA Games e outra através dos Jogos Pan-Americanos de Santiago, caso o país conquiste o ouro.