Tati Weston-Webb anuncia pausa na carreira e saída da WSL
Tati se desligou da WSL pelo restante da temporada e não deu um prazo para retornar ao esporte.
A surfista brasileira, Tatiana Weston-Webb divulgou um vídeo nas redes sociais nesta quinta-feira (27) anunciando sua saída provisória da WSL. A atleta estava na última colocação do ranking do Championship Tour e explicou que a decisão foi tomada em conjunto com sua equipe. De acordo com a competidora, ela estava sofrendo um desgaste físico e emocional após 10 anos como representante da elite do esporte.
Tati vem de uma medalha de prata nas Olimpíadas de Paris, em julho de 2024, e uma terceira colocação na WSL da mesma temporada. Vivendo seu auge técnico e com os melhores resultados na carreira, Webb entrou no novo ciclo do surfe gerando altas expectativas dos fãs. No entanto, os resultados nas primeiras etapas de 2025 não foram os esperados, o que explica a posição no CT da atual temporada.
Durante o vídeo, Tatiana comunicou que deve voltar a competir em breve, mas que a saída terá duração de, pelo menos, uma temporada. Isso significa que a brasileira não irá competir em 2025, mas não se sabe ainda se tem planos para um retorno na campanha seguinte.
- Não tem sido um momento fácil para mim. Tenho imensa gratidão por tudo o que alcancei no surf até aqui e pelo apoio que sempre recebi dos meus patrocinadores, equipe e torcida. Cada conquista foi fruto de um trabalho intenso e coletivo. Nos últimos tempos, percebi que precisava olhar com mais atenção para minha saúde emocional. Como atleta, sempre fui apaixonada pelo que faço, mas também sei que cuidar do meu bem-estar é essencial para honrar minha paixão e continuar competindo em alto nível no futuro, e ser uma inspiração para que mais meninas possam viver do esporte, e o desgaste emocional e físico nos últimos tempos foram sinais claros de que era hora de pausar e me reconectar comigo mesma - explicou Weston-Webb.
A saúde mental é um tema que vem gerando cada vez mais debate no mundo do surfe, principalmente por conta dos repetidos anúncios de afastamento das competições. Nomes como Gabriel Medina e Filipe Toledo se desligaram momentaneamente da WSL logo após terem conquistado o terceiro e segundo títulos mundiais, respectivamente. Tati abordou o assunto e explicou que os surfistas são, primeiramente, seres-humanos.
- Falar sobre saúde mental no esporte é um tema que acredito ser importante para todos nós. Quero ser honesta com todos que me acompanham e torcem por mim ao reconhecer que mostrar vulnerabilidade não nos torna menos fortes, pelo contrário, nos torna mais humanos e conectados, e também nos possibilita alcançar nosso melhor potencial dentro e fora das competições. A pausa não é um fim, mas um recomeço. Sei que, com o apoio de todos, voltarei ao mar mais forte, mais consciente e mais apaixonada do que nunca - comentou Tatiana.
Para finalizar a divulgação, Webb agradeceu o amplo apoio que recebeu de personagens envolvidos com sua carreira e com o surfe de maneira geral.
- Sou profundamente grata a minha equipe, ao COB e CBSurf, aos meus patrocinadores, minha família e WSL por me acompanharem nessa decisão. Eles entendem que cuidar da saúde é o primeiro passo para continuar dando o meu melhor no futuro. Aos meus fãs, saibam que essa pausa é temporária e que estarei de volta às competições ainda mais forte ano que vem - explicou a surfista.
Com a saída de Tati Weston-Webb, o Brasil passa a ter apenas uma representante na categoria feminina da WSL. Luana Silva está na 14ª posição do ranking e precisa somar pontos para escapar do corte. O próximo evento do CT será disputado em El Salvador, entre os dias 2 e 12 de abril.