WSL: Filipe Toledo anuncia volta ao CT em 2025 e aborda luta contra a depressão
Toledo se afastou da temporada 2024 para tratar da doença mental e vai voltar no ano que vem.
O surfe brasileiro ganhará um grande reforço para a temporada 2025 da WSL. O bicampeão mundial Filipe Toledo anunciou o retorno ao CT em conversa com o GE. Além disso, o atleta conversou sobre a saúde mental e a pausa na carreira durante este ano.
Toledo ficou de fora da WSL em 2024 para lidar com a depressão que, como foi revelado pelo próprio competidor, apareceu pela primeira vez ainda em 2019. O brasileiro explicou que é importante abrir o tema para o público: "Ninguém é máquina. Somos humanos e passamos por isso."
Vivendo o momento de auge na carreira após vencer os títulos mundiais em 2022 e em 2023, Toledo escolheu se afastar da etapa de Pipeline, a primeira de 2024, logo após o round de abertura da competição. Naquela época, a equipe do brasileiro justificou a decisão como uma "intoxicação alimentar". Depois disso, o surfista anunciou que seria ausência das provas restantes. Na nova entrevista, Filipinho comentou que tem "zero arrependimento das escolhas" que tomou.
Um surfista de elite tem uma profissão que o obriga a fazer muitas viagens e passar pouco tempo com a família. Esses fatores influenciaram na opção de Toledo em interromper a corrida pelo terceiro título mundial na WSL. O brasileiro também falou sobre a temporada sem baterias. "Acho que só de estar mais presente em casa, descansando e já mentalizando o ano que vem, isso tudo me deixa bem para me organizar de novo". Perguntado sobre as dicas para dar a pessoas em situações parecidas com a que viveu, Filipe Toledo foi cuidadoso. "O principal é buscar ajuda. Ninguém precisa passar por isso sozinho."
O campeão falou sobre as competições oficiais no ano que vem. "Estaremos de volta em 2025, preparado e treinado para enfrentar esse Circuito Mundial por mais um tempo. Eu volto mais relaxado, mais tranquilo e vou para cima. Aquele Filipe passivo, tranquilo já era. Vou voltar a ser aquele Filipe mais agressivo do meu início no Circuito."
De volta ao ranking da WSL, Filipe Toledo vai disputar uma vaga no Finals a ser disputado em Cloudbreak, Fiji. O brasileiro venceu os títulos mundiais de 2022 e 2023 após terminar a temporada regular como primeiro colocado. No evento decisivo em Trestles, Califórnia, bateu Italo Ferreira e Ethan Ewing, respectivamente.