WSL: pressão da torcida evita derrota de Medina em Saquarema; brasileiros chegam ao finals day
Segundo dia de competições teve apenas os homens na água
A World Surf League (WSL) deu continuidade ao evento em Saquarema, Rio de Janeiro, nesta quinta-feira (27). O dia foi muito desafiador dentro d'água e as condições ficaram muito irregulares. No início da manha, quatro baterias da repescagem foram disputadas e a liga passou a focar nas oitavas.
O ranking da WSL já se agitou logo na primeira bateria das oitavas. O australiano Jack Robinson não se encontrou no pico e foi superado pelo japonês Connor O'leary. Antes segundo colocado na tabela, Robinson caiu uma posição e pode piorar ainda mais até a conclusão da etapa.
Na sequência, a torcida de Itaúna assistiu a um show sensacional de Italo Ferreira. O campeão mundial e olímpico encaixou os aéreos e conquistou a maior nota e somatória da etapa da WSL até aqui. O indonésio Rio Waida nada pôde fazer e foi completamente dominado no confronto.
Pressionado pela bateria anterior, o americano Griffin Colapinto entrou em ação na bateria 3 e administrou o mar batido e o vento forte de Saquarema para superar o australiano Liam O'Brien. Era hora do maior surfista da geração na WSL entrar na chave e encarar Cole Houshmand.
Gabriel Medina levou o público ao delírio no principio do duelo diante do atleta de San Clemente. Houshmand abriu a bateria com um bonito aéreo e jogou a pressão para o brasileiro. Mesmo com um mar muito fraco e com poucas oportunidades, Medina controlou os nervos e virou o duelo. O cenário ficou estático até os últimos segundos. A poucos instantes do fim da bateria, o americano subiu na prancha com a necessidade de conquistar uma nota 4.10. Com uma enorme tensão no ar, a torcida na areia fez seu papel, pressionou os juízes da WSL e o 3.77 não foi o suficiente para a mudança do resultado.
O duelo havaiano na quinta bateria das oitavas foi vencido por John John Florence diante de Seth Moniz. Atual líder do ranking e vestindo a laycra amarela no corpo, o bi campeão mundial não deu chances ao rival e foi aplaudido de pé após uma boa apresentação. O surfista praticamente já garantiu o primeiro lugar de olho na etapa decisiva de Trestles.
A Brazilian Storm voltou à agua com Yago Dora. O catarinense partiu para seu tradicional estilo de aéreos e contou com a colaboração das ondas para vencer Crosby Colapinto. No momento da bateria, o mar subiu de tamanho e serviu como plataforma perfeita para as decolagens do brasileiro.
Na penúltima disputa do dia, o australiano Ethan Ewing encarou Ramzi Boukhiam na bateria 7. O resultado foi uma situação interessante em que o vencedor surfou apenas duas ondas, enquanto o marroquino esteve mais ativo, porém não teve um bom desempenho.
Finalizando as baterias, o confronto entre Jordy Smith e Ryan Callinan foi observado por todos os atletas dentro do top 10 do ranking da WSL. O sul-africano chegou à etapa de Saquarema, o quinta colocação.
Confira os resultados das oitavas:
- Bateria 1 - Connor O'Leary (JAP) 10,27 x Jack Robinson (AUS) 8,40
- Bateria 2 - Ítalo Ferreira (BRA) 17,50 x Rio Waida (IDN) 11,70
- Bateria 3 - Griffin Colapinto (EUA) 12,40 x Liam O'Brien (AUS) 11,34
- Bateria 4 - Gabriel Medina (BRA) 9,60 x Cole Houshmand (EUA) 9,27
- Bateria 5 - John John Florence (HAV) 14.44 x Seth Moniz (HAV) 8.00
- Bateria 6 -Yago Dora (BRA) 13.90 x Crosby Colapinto (EUA) 10.83
- Bateria 7 - Ethan Ewing (AUS) 13.67 x Ramzi Boukhiam (MAR) 8.50
- Bateria 8 - Jordy Smith (AFS) 12.10 x Ryan Callinan (AUS)
A próxima chamada ocorre nesta sexta-feira (27) às 7:30 da manhã, horário de Saquarema.