Yago Dora define título em Saquarema: "Incrível"
Surfista de 27 anos vence etapa brasileira do Mundial da WSL e entra no top-5 da competição, se aproximando de vaga na final
Campeão de uma etapa do Mundial da WSL, a elite do surfe, pela primeira vez, o catarinense Yago Dora não escondeu a emoção com o feito conquistado neste sábado (01), em Saquarema (RJ). O surfista de 27 anos ainda mostrou gratidão pelo apoio da torcida brasileira.
"É incrível. Essa semana foi especial, melhor semana da minha vida. Todo dia foi especial aqui, mesmo quando o surfe não estava bom. Eu não sei, eu só tive um sentimento de que algo especial estava prestes a acontecer e aconteceu. Levou um longo tempo, mas a primeira vitória veio na hora certa e no lugar certo. Não tem lugar melhor para conquistar a primeira vitória. Estou muito empolgado", vibrou Dora.
Com o título conquistado na Praia de Itaúna, conhecida como o "Maracanã do Surfe", Dora entrou no top-5 do Mundial da WSL. O feito é para lá de importante pois os cinco melhores disputarão o título do Mundial, em setembro, nos EUA, com 32.120 pontos.
No momento, a lista tem ainda os brasileiros Filipe Toledo e Lucas Chumbinho, em primeiro e quarto, respectivamente, com 44.980 e 39.640. O segundo lugar é do americano Grifo Colapinto, com 44.220. Já o australiano aparece em terceiro, com 40.015. O Brasil ainda vê Gabriel Medina em sétimo, Ítalo Ferreira em 11º e Caio Ibelli em 14º. São 23 surfistas vivos na disputa.
"Sem palavras, não consigo nem acreditar em tudo o que aconteceu. Essa semana foi muito especial, me diverti muito em todos os dias e hoje foi o melhor dia de todos para fechar essa semana. Saquarema, depois de Florianópolis, que é minha casa, é o lugar que eu mais me sinto em casa. Agradecer demais a essa galera, a praia está completamente lotada. Lá de dentro da água eu olhava para a areia e não conseguia acreditar que isso realmente ia acontecer. Agradecer a todos que me ajudam, minha família, meus amigos, patrocinadores e todo mundo que torce por mim de alguma forma", completou Dora.
A etapa de Saquarema foi a oitava do Mundial, que começou em janeiro, no Havaí. Depois, a competição passou novamente pelo Havaí, Portugal, duas vezes na Austrália, uma nos EUA e em El Salvador. Serão dez etapas em 2023. Depois, haverá uma etapa na África do Sul, em julho, e no Taiti, em agosto. As finais, vale lembrar, serão em Trestles, nos EUA, em setembro.