Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE
Eleições 2024
Acompanhe a repercussão do 1º turno e a expectativa para o 2º turno

Técnicos de Inglaterra e Holanda têm boas lembranças de jogos contra os rivais na Eurocopa

9 jul 2024 - 15h08
Compartilhar
Exibir comentários

A Inglaterra de Gareth Southgate e a Holanda de Ronald Koeman se enfrentam nas semifinais da Euro 2024 na quarta-feira e ambos os técnicos têm boas lembranças de terem enfrentado os mesmos adversários como jogadores no Campeonato Europeu, mas com resultados finais contrastantes.

Os holandeses foram para a Euro 1988 com Koeman no centro da defesa em um time que incluía Frank Rijkaard, Ruud Gullit, Marco van Basten e o irmão mais velho de Koeman, Erwin, atualmente seu assistente técnico.

Inglaterra e Holanda se enfrentaram na fase de grupos em um jogo decisivo, depois que ambas perderam a partida de abertura, com a Inglaterra sendo surpreendida pela Irlanda e a Holanda sendo derrotada pela União Soviética.

A Inglaterra acertou a trave duas vezes no primeiro tempo antes de Van Basten colocar os holandeses à frente e, embora Bryan Robson tenha empatado o jogo após o intervalo, Van Basten completou seus três gols na vitória por 3 x 1.

Koeman marcou de pênalti na vitória de 2 x 1 na semifinal contra a anfitriã Alemanha Ocidental, mas provavelmente é mais lembrado pelo que aconteceu depois daquele jogo, trocando de camisa com Olaf Thon e fingindo limpar o traseiro com ela.

A Holanda conquistou seu primeiro e até hoje único troféu importante, derrotando os soviéticos na final, e Koeman foi um dos seis jogadores holandeses nomeados para a Equipe do Torneio da Uefa.

Koeman jogou sua última partida pela seleção holandesa na Copa do Mundo de 1994, enquanto Southgate fez sua estreia na Inglaterra no final de 1995 e foi um jogador sempre presente na equipe que carregou os sonhos da Inglaterra na Euro 1996.

A Inglaterra enfrentou a Holanda no Estádio Wembley no último jogo da fase de grupos, com as duas equipes empatadas com quatro pontos na liderança do Grupo A, e os anfitriões fizeram o que foi considerado por muitos como uma de suas melhores atuações.

A Inglaterra deu uma aula contra os holandeses, abrindo uma vantagem de 4 x 0, com Alan Shearer e Teddy Sheringham marcando duas vezes cada um, antes de Patrick Kluivert descontar a 12 minutos do fim, um gol que os classificou às custas da Escócia.

A vitória fez com que a Inglaterra acreditasse de verdade e, em seguida, venceu a disputa de pênaltis contra a Espanha, mas o empate em 1 x 1 com a Alemanha na semifinal significou que a seleção enfrentaria os pênaltis mais uma vez.

Ambas as equipes acertaram as cinco primeiras cobranças de pênalti antes de Southgate se apresentar para o primeiro pênalti alternado, mas seu chute passou muito perto do goleiro. Andreas Moeller converteu sua cobrança e a Alemanha venceu.

A Inglaterra passou 22 anos sem vencer a Holanda depois daquela vitória, mas Southgate estava no comando quando a equipe encerrou a seca em um amistoso vencido por 1 x 0 em 2018, o primeiro jogo de Koeman como técnico da equipe holandesa.

Koeman se vingou um ano depois com uma vitória por 3 x 1 nas semifinais da Liga das Nações, mas os técnicos agora lutarão em Dortmund por um prêmio muito maior, com uma final da Euro em jogo.

Reuters Reuters - Esta publicação inclusive informação e dados são de propriedade intelectual de Reuters. Fica expresamente proibido seu uso ou de seu nome sem a prévia autorização de Reuters. Todos os direitos reservados.
Compartilhar
TAGS
Publicidade
Seu Terra












Publicidade